Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Deem graças ao Senhor pela sua benignidade e pelas suas maravilhas. Salmos 107:8

Todos os que estão passando por lutas ou dificuldades  deveriam meditar profundamente no Salmo 107, pois na verdade o Salmo 107 é um Salmo de batalha espiritual, demonstrando o poder de Deus em diversas dificuldades ou lutas que o povo de Israel passou.

Como Deus não muda e não faz acepção de pessoas, se você agir como o povo de Israel agiu, a providência de Deus para você também será a mesma.

O Salmo 107  nos exorta a manter a  fé, independe  das dificuldades que enfrentamos, pois Deus sempre terá autoridade e poder para vir em  seu socorro e mudar a sua história.

O salmista começa o Salmo nos motivando a agradecer a Deus  por tudo aquilo que Ele tem feito  e por tudo aquilo que Ele ainda fará.

Sl.107:1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom;  porque a sua benignidade dura para sempre.


Em mais 4 versículos do Salmo, ou seja, num total de 5 versículos,  o salmista nos pede a mesma coisa, que rendamos graças ao Senhor:

Sl. 107:8 Deem graças  ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos  homens!
Sl. 107:15 Deem graças  ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos  homens!
Sl. 107:21 Deem graças  ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos  homens!
Sl. 107:31 Deem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas  para com os filhos dos homens!


Nos versículos posteriores aos agradecimentos a Deus,  vemos as situações difíceis que o povo de Israel estava enfrentando, antes da  providência de Deus:

Sl 107:2-5 digam-no os remidos do Senhor, os  quais ele remiu da mão do inimigo, e os que  congregou dentre as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul. Andaram  desgarrados pelo deserto, por caminho ermo; não acharam cidade em que  habitassem. Andavam  famintos e sedentos; desfalecia-lhes a alma.
Sl 107:10-12 Quanto aos que se assentavam nas  trevas e sombra da morte, presos em aflição e em ferros,  por se haverem rebelado contra as  palavras de Deus, e desprezado o conselho do Altíssimo,  eis que lhes abateu o coração com  trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse.
Sl 107:17-18  Os insensatos, por causa do seu caminho de transgressão,  e por causa das suas iniquidades, são afligidos. A sua alma aborreceu toda sorte de  comida, e eles chegaram até as portas da morte.
Sl 107:26-27  Eles sobem ao céu, descem ao abismo; esvaece-lhes a  alma de aflição. Balançam e cambaleiam como ébrios, e perdem todo o  tino.


Logo após a citação dos problemas enfrentados pelo povo, vemos algo muito importante para você entender e executar,  as atitudes que levaram à providência de Deus  foram sempre as mesmas:

Sl 107:6 E clamaram ao Senhor na sua  tribulação, e ele os livrou das suas angústias.
Sl 107:13 Então clamaram ao Senhor na sua  tribulação, e ele os livrou das suas angústias.
Sl 107:19 Então clamaram ao Senhor na sua  tribulação, e ele os livrou das suas angústias.
Sl 107:28 Então clamam ao Senhor na sua  tribulação.


E a resposta de Deus para um clamor de será sempre a mesma: O SOCORRO NECESSÁRIO:

Sl 107:7 conduziu-os por um caminho  direito, para irem a uma cidade em que habitassem.
Sl 107:13-14 ... e ele os livrou das suas angústias. Tirou-os das trevas e da sombra da morte, e quebrou-lhes as prisões.
Sl 107: 19-20 ... e ele os livrou das suas angústias. Enviou a sua palavra, e os sarou,  e os livrou da destruição.
Sl 107: 28-30 ... e ele os livra das suas angústias. Faz cessar a tormenta, de modo que se acalmam as ondas. Então eles se alegram com a bonança; e assim ele os leva ao porto  desejado.


Agora que você percebeu a  poderosa mensagem do Salmo 107, leia-o integralmente, e se alegre em tudo  aquilo que Deus fará por você quando você clamar com FÉ a Ele.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!