Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR! Salmos 122:1

Ir à casa de Deus, parece ser uma atitude simples e prazerosa,  mas para muitas pessoas estar na igreja é uma atividade difícil e rotineira.

Eu sempre digo que ir à igreja é um privilégio, que muitas  pessoas não têm, como os doentes, os encarcerados, os que trabalham nos  horários de culto, aqueles que moram distantes de uma igreja, entre outros exemplos.

Ao mesmo tempo, algumas pessoas que podem estar na igreja desprezam essa oportunidade  dada por Deus, para cultuá-lo, para adorá-lo, para conversar com Ele, para  receber dele unção e poder e dons do Espírito Santo, e para serem ensinadas  por Ele.

Quantas coisas maravilhosas citamos acima, daquilo que  Deus nos proporciona durante um culto ou durante uma reunião na igreja, mas nem  todos conseguem enxergar desta forma, talvez porque não achem que seja  importante  adorar e cultuar à Deus ou porque não se importam em receber  coisas espirituais de Deus, que segundo a própria Palavra de Deus, a traça e a  ferrugem não corroem. Mateus 6:19-20 Não ajunteis  tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões  minam e roubam.  Mas ajuntai  tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não  minam, nem roubam.

Certa vez Deus disse a Salomão o que Ele faria  quando o seu povo se apresentasse no templo: 2 Crônicas 7:12 E o SENHOR apareceu de noite a  Salomão e disse-lhe: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de  sacrifício. 15 Agora, estarão  abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 16 Porque, agora, escolhi e  santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela  estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.

Deus estava prometendo a Salomão que Ele estaria atento a  tudo aquilo que acontecesse no templo (igreja), que havia sido consagrado a Ele.

Esse já seria um grande, enorme motivo para as pessoas se  motivarem a ir à igreja, pois Deus está atento a tudo o que acontece lá.

Em outra passagem Bíblica, Jesus se apresenta ao apóstolo  João andando no meio das igrejas: Apocalipse 1:12 E virei-me  para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; 13 e, no meio  dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma  veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro. 16 E ele tinha  na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios;  e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. 20 O mistério  das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As  sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são  as sete igrejas.

Jesus é o senhor da igreja, portanto Ele cuida e dirige a  igreja e não podemos concordar que algumas pessoas sintam enfado ou desânimo  quando têm que ir à igreja, muitas vezes, se tornando um sacrifício ou algo que é  feito contra a sua vontade.

Essas pessoas, com certeza, têm muita dificuldade em sentir  a presença de Deus e são frias espiritualmente e trocam Deus por  qualquer situação que lhe apareça na  frente e que lhe seja “agradável à  sua carne”.

Não se engane, porque Deus conhece o seu coração e o seu  pensamento, portanto Ele sabe se você está sendo um verdadeiro adorador, que o  adora em espírito e em verdade.

Sempre  quem perde com o desprezo à Deus não é Deus e sim quem  está praticando.

Deus deve ser sempre a sua prioridade, estar sempre em primeiro  lugar. Deus nunca aceitou que o seu povo  o colocasse em segundo plano, o que na  verdade é  rejeitar à Deus. Deus nunca aceitou a adoração e o culto que não fosse  verdadeiro e que não fosse o melhor do seu povo. Quando o povo de Israel levava  um animal para ser sacrificado à Deus, este não podia ter defeito e deveria ser  o primogênito, senão o sacrifício perdia a validade.

Se o seu culto não for o melhor para Deus, ele não  será recebido. Gênesis  4:3-5 E aconteceu,  ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos  das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua  oferta. Mas para Caim  e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu  semblante.

Para Deus, os rituais, por si só, nada representam. Isaías  1:12  Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem  requereu isso de vossas mãos, que viésseis pisar os meus átrios? 16 Lavai-vos,  purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai  de fazer mal.

Sinta prazer e alegria nas coisas de Deus e lembre-se que só ir  à igreja não basta, você tem que desejar profundamente ir. Aproveite as oportunidades  que Deus lhe dá hoje, antes que elas se cessem.

Salmos 84:10 Porque vale  mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à  porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.
 
Que o seu sentimento seja igual ao de Davi: Salmos 122:1 Alegrei-me quando me disseram:  Vamos à Casa do SENHOR!

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!