Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Deus dos Montes é o Mesmo Deus dos Vales. 1 Reis 20:28

Certa vez o rei de Israel Acabe, foi motivado por  Deus para lutar contra o rei da Síria Ben-Hadade, o qual estava reunido com mais trinta e dois reis nos arredores de Samaria. Deus disse ao  rei Acabe: 1 Reis  20:13 E eis que um  profeta, chegando-se a Acabe, rei de Israel, lhe disse: Assim diz o Senhor:  Viste toda esta grande multidão eis que hoje os entregarei nas mãos, e saberás  que eu sou o Senhor.

Acabe então, atacou o acampamento desses reis, onde os soldados foram mortos e alguns deles, juntamente com o rei sírio Ben-Hadade, fugiram para o seu país. 1 Reis 20:20-21 E eles feriram cada um o seu  homem; e os siros fugiram, e Israel os perseguiu; porém Ben-Hadade, rei da Síria,  escapou a cavalo, com alguns cavaleiros.  E saiu o rei de Israel e feriu os  cavalos e os carros; e feriu os siros com grande estrago.

Os conselheiros do rei da Síria então disseram que eles  foram derrotados porque o Deus de Israel era o Deus dos montes e que o rei Ben-Hadade deveria atacar novamente a Israel, mas agora a batalha deveria acontecer nos  vales, pois o Deus de Israel não era Deus dos vales também. 1 Reis  20:23 Enquanto isso, os conselheiros do rei de  [Aram], Síria, lhe encorajavam: “Os deuses deles são deuses das montanhas. É  por isso que eles foram fortes e prevaleceram sobre nós. Contudo, se os  combatermos nas planícies, com toda a certeza seremos mais fortes e sairemos  vitoriosos.

Então Deus disse a Acabe, rei de Israel, que os sírios  atacariam novamente o povo de Israel e porque eles disseram que o Deus de Israel era apenas  Deus dos montes e não Deus dos vales, eles seriam derrotados novamente. 1 Reis 20:28 E chegou o  homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o SENHOR: Porquanto  os sírios disseram: O SENHOR é Deus dos montes, e não Deus dos vales; toda esta  grande multidão entregarei nas tuas mãos; para que saibas que eu sou o SENHOR.

Como você pôde ler, o nosso Deus não é Deus de apenas algumas circunstâncias  ou de apenas alguns momentos ou de apenas algumas coisas; o nosso Deus é o Deus todo-poderoso, que não se  cansa, nem se fatiga e que jamais perdeu uma batalha, pois Ele é o Senhor dos  exércitos.  Isaías 40:28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.

O teu Deus é um Deus presente em todos os momentos da sua vida, nos  momentos de alegria e de paz e nos momentos de tristeza e de lutas, sempre  desejando te dar o melhor dele. Mas para alcançarmos o melhor dele, muitas vezes  temos que passar por situações que não são agradáveis, mas não podemos nos  esquecer que a intenção de Deus será sempre de te abençoar: Jeremias 29:11 Porque eu bem  sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de  paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Deus não nunca vai te abandonar, nas suas lutas nos vales ou nos  montes, Deus sempre estará lá, pronto para, através de uma atitude ou palavra de  fé exercida por você, desbaratar a teu inimigo, e o teu inimigo, pelo poder de  Deus, fugirá de você, desesperado, por sete caminhos. Deuteronômio 28:7 O SENHOR  entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti;  por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

CREIA!

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!