Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Deus Proverá! Gênesis 22:8

Se Deus pedisse para você uma prova de fé e de amor a Ele,  qual seria a tua resposta?
 
Seja qual for a tua resposta, não pense que você conseguirá provar a sua fé e o  seu amor a Deus nas atitudes simples e fáceis de serem executadas. A verdadeira prova  da nossa fé e do nosso amor a Deus são demonstradas com atitudes que são  difíceis de serem tomadas, que vão contra qualquer raciocínio lógico e que  valoriza Deus acima de tudo.

Certa vez Deus pediu uma prova de fé a Abraão. Deus pediu que  Abraão oferecesse o seu único filho, Isaque, em sacrifício a Ele. Gênesis 22:1 Passados esses acontecimentos, Deus submeteu Abraão a  uma prova, convocando-o: “Abraão! Abraão!” Ao que ele redarguiu: “Eis-me aqui,  Senhor!” 2 Então Deus lhe ordenou: “Toma Isaque, teu filho, teu único  filho, a quem tu muito amas, e vai-te à terra de Moriá. Sacrifica-o ali como  holocausto, sobre um dos montes, que Eu te indicarei!”

Qual foi a atitude de Abraão?

Abraão obedeceu imediatamente a Deus. Ele preparou os seus servos e  Isaque e começaram a viagem para o Monte Moriá, onde Isaque deveria ser  sacrificado. Gênesis 22:3-4 Abraão  levantou-se bem cedo, selou seu jumento e tomou consigo dois de seus servos e  seu amado filho Isaque. Ele ainda rachou a lenha para o holocausto e se pôs a  caminho rumo ao lugar que Deus havia mostrado. No terceiro dia, Abraão, levantando os olhos, viu de  longe o lugar que Deus havia determinado.

Qual seria a tua atitude numa situação parecida?


Qual seria a tua atitude, se Deus te pedisse  algo muito  difícil, algo que faria você perder aquilo que você mais ama,  fora Deus, é evidente?


Alguns podem estar dizendo agora: “Agora o pastor me pegou”, mas a  tua resposta DEVERIA SER A MESMA RESPOSTA DE ABRAÃO, simplesmente  OBEDECER.

Abraão acreditava nas promessas de Deus, quando Deus disse a ele: Gênesis  17:19 Ao que Deus  lhe contestou: “O que Eu disse foi que Sara, tua esposa, lhe dará um filho. E  tu lhe darás o nome de Isaque. Eu manterei a minha Aliança com ele e com todos  os seus descendentes, para sempre!

Abraão sabia que as promessas de Deus jamais deixariam de se  cumprir, portanto ele sabia que Deus o estava provando e que Deus não  permitiria que Isaque não fizesse parte da aliança de Deus com ele.  A fé de Abraão era tanta  que ele disse aos seus servos: Gênesis 22:5 Abraão  ordenou a seus servos: “Permanecei aqui com o jumento. Eu e o menino iremos até  lá, adoraremos e voltaremos a vós!”

No texto acima você percebe que Abraão disse aos seus servos: Adoraremos e VOLTAREMOS, no  plural, ou seja, Eu e Isaque voltaremos.

Quando Isaque perguntou a Abraão, onde estava o cordeiro  para o sacrifício, Abraão respondeu: Gênesis 22:8 Assegurou-lhe Abraão: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para  o holocausto; e continuaram a caminhar ambos juntos.

E aconteceu exatamente como Abraão previu, Deus não deixou que  Isaque fosse sacrificado, antes preparou um cordeiro para tal: Gênesis 22:10-14 Abraão  estendeu a mão e apanhou a faca para imolar seu filho. Entretanto, o Anjo do SENHOR o chamou do céu: “Abraão! Abraão!” Ao que  prontamente lhe respondeu Abraão: “Eis-me aqui!”  “Não estendas a tua mão contra o rapaz!”, ordenou o Anjo “Não lhe faças nada! Agora bem sei que temes a Deus,  porquanto não me negaste teu amado filho, teu único filho!” Em seguida, tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro  preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em  holocausto, em lugar de seu filho. Então Abraão deu àquele lugar o nome de  [Yahweh-Jireh], “O SENHOR Proverá”.

Com certeza Deus já te provou e te provará em diversas situações da sua  vida, e eu sempre digo, que Deus nos prova para que nós conheçamos a nossa  verdadeira fé e o nosso verdadeiro amor por Ele, pois Ele sempre sabe  qual será a nossa atitude na provação.

Deus quer te abençoar, mas a sua atitude, muitas vezes,  impede que isso aconteça. Como Deus é justo, as oportunidades de bênçãos  são as mesmas para todos, mas os resultados das atitudes de fé e de amor é que vão  determinar o quanto você será abençoado por Deus ou não.

Deus quer reconhecer em você um verdadeiro adorador,  que o adora em Espírito e em verdade, que vence o mundo, que vence o pecado, por  amor a Ele e que não coloca empecilhos para o servir e para o obedecer. 1 João 5:3-5 Porquanto, nisto consiste o amor a  Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são  penosos. Todo aquele  que é nascido de Deus vence o mundo; e este é o triunfo que vence o mundo: a nossa  fé! Quem é que  pode vencer o mundo? Somente a pessoa que crê que Jesus é o Filho de Deus.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!