Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Santo de Israel. 2 Reis 19:22

A palavra SANTO é originaria do hebraico “kadosh” e  do grego “hagios” e significa "separado", sendo que o próprio Deus, em diversas  passagens Bíblicas, se autoproclamou como o “Santo de Israel”. 2 Reis 19:22 A quem afrontaste e blasfemaste? E contra quem alçaste  a voz e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel?

Tal nome dado por Deus a Ele mesmo tem um fundamento, pois identifica  a AUSÊNCIA TOTAL DE PECADO, A AUSÊNCIA TOTAL DE MALDADE E A AUSÊNCIA TOTAL DE INJUSTIÇA, ou seja, a separação  completa de Deus de qualquer forma malignidade.

Isaías foi o profeta que mais utilizou esse nome para designar Deus na Bíblia, cerca de 25 vezes e faz sentido, pois Isaías foi o profeta que profetizou Jesus com maiores detalhes e com maior clareza, cerca de  700 anos antes de Jesus nascer.

O nome “Santo de Israel” tem um significado mais  profundo do que talvez você possa imaginar, pois Deus demonstrou claramente a sua vontade de que o seu povo buscasse ter essa  mesma característica, simplesmente porque Deus é o nosso pai e Ele o santo.

Insistentemente,  Deus tem convocado o seu povo para se santificar e você sabe que a Palavra de Deus é lei, portanto não podemos nos negar a cumprir tal ordem.

Levítico 19:2 Fala a toda a congregação dos filhos de  Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.

Levítico  20:7 Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o  Senhor vosso Deus.

O sangue de Jesus, derramado na Cruz, nos garantiu o direito de termos comunhão plena com Deus, como Adão e Eva tinham antes do  pecado, pois o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz  está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos  purifica de todo pecado.

Jamais conseguiremos ter comunhão com Deus sem o sangue de Jesus e sem a  santificação (SEPARAÇÃO), do pecado e da injustiça.

Se SEPARAR, como a própria palavra diz, significa não  participar daquilo que Deus condenou, pois quem desobedece a Deus, está sendo  rebelde contra o próprio Deus e a rebeldia Deus abomina, tanto é, que o diabo e  um terço dos anjos do céu, um dia, foram condenados e expulsos definitivamente, da  presença de Deus por causa da rebeldia.

1 João 3:4 Todo aquele que vive habitualmente no  pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.

1 Samuel 15:23 Porque a  rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e  idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou  a ti, para que não sejas rei.


Portanto, se você deseja ter comunhão com Deus e ouvir a sua voz durante as suas orações, se SEPARE (santifique) para Deus, busque as coisas santas, que agradam a Deus e despreze completamente as coisas profanas, mundanas, que te  AFASTAM de Deus.

Lembre-se sempre do versículo: Hebreus 12: 14 Segui a paz com todos e a santificação,  sem a qual ninguém verá o Senhor.

SEM SANTIFICAÇÃO, NINGUÉM  VERÁ A DEUS!

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!