Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Bezerro de Ouro. Êxodo 3

Êxodo 19:8 Então, todo o  povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos. E  relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo.

Palavras bonitas e promessas de servidão; essas foram as expressões  do povo de Israel, relatadas em Êxodo 19:8, em resposta a  Moisés, quando ele anunciou o condicionamento das bênçãos de Deus à obediência do povo: Êxodo  19:3-5  E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte,  dizendo: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios,  como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; agora, pois, se diligentemente  ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha  propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha.

O povo respondeu que obedeceriam fielmente a Deus: Êxodo 19:8 ... Tudo o que o SENHOR tem falado  faremos...

E Moisés relatou a Deus a resposta do  povo:  Êxodo 19:8 ... E relatou  Moisés ao SENHOR as palavras do povo.

O povo de Israel já tinha visto e presenciado: as 10 pragas do  Egito, o Mar Vermelho se abrir, a travessia no leito seco do Mar Vermelho, os  soldados de Faraó serem engolidos pelas águas do Mar Vermelho, o maná que descia do céu, as codornizes  enviadas por Deus, a água que saiu da rocha, a nuvem que protegia do sol e dirigia o  povo, a coluna de fogo que iluminava a noite e protegia do frio e muito mais. Êxodo 1-17.

O povo de Israel então chegou ao Monte Sinai e viram o Monte Sinai  fumegar e tremer, porque Deus tinha descido ali. Naquele lugar também ouviram Deus  falar com Moisés. Êxodo 19:18-19 E todo o  monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça  subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da  buzina ia crescendo em grande maneira; Moisés falava, e Deus lhe respondia em  voz alta.

Moisés então foi chamado por Deus para subir ao monte e ficou lá por 40  dias, recebendo instruções de Deus e vivenciando a comunhão com Ele.

Enquanto Deus orientava Moisés no Monte Sinai, o mesmo povo que  presenciou a glória de Deus no Egito e no deserto, pediu a Arão, sacerdote  ungido por Moisés, que fizesse deuses para eles, pois eles achavam que Moisés  tinha morrido. Êxodo 32:1 Mas, vendo o povo que Moisés  tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Arão e disseram-lhe:  Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés,  a este homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

Arão então construiu um bezerro de ouro para que o povo adorasse  como seu deus. Êxodo 32:3-4 Então todo o  povo tirou das orelhas os brincos e os entregaram a Arão. Este, recebendo-os das suas mãos,  os fez fundir em um molde e fabricou com esse ouro derretido uma estátua em forma  de bezerro. Então o povo exclamou: “Esta é a figura dos nossos deuses, ó  Israel, que vos tiraram da terra do Egito!”

Deus abominou tal atitude e ameaçou destruir aquele povo:  Êxodo 32:10 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
 
História triste, e para aqueles que amam a Deus, atitudes  inaceitáveis e incompreensíveis.
 
Hoje os Cristãos também estão construindo os seus bezerros de ouro, acreditando em toda a sorte de deuses: No chapéu, no sabão, no sal, na  fronha, no travesseiro, na ferradura, no trevo, na arruda, no mesusah, entre  outros.
 
Estão trocando Deus por objetos ou por rituais, colocando a sua fé em objetos ou em homens.
 
Estão se esquecendo que Deus abomina tais atitudes, pois é Deus quem  é o todo-poderoso, e todos esses objetos jamais poderão realizar àquilo que  Deus pode fazer, muito pelo contrário, esses objetos acabam gerando  maldições e amarram as bênçãos que Deus poderia dar, pois Deus jamais dará a glória  dele para outro: Isaías 42:8 Eu sou o  SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu  louvor às imagens de escultura.
 
Então, abra os seus olhos espirituais e declare do profundo do seu coração: Tudo o que o SENHOR tem falado  faremos.
 
Aí está a sua benção.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!