Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

A Vitória que Vence o Mundo. 1 João 5:4

1 João 5:5 Quem é o que  vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

A Palavra de Deus é clara, quando diz que a nossa vitória  está em Jesus Cristo, o filho de Deus.

O filho de Deus tem a autoridade máxima sobre tudo,  portanto, se você crê no filho de Deus, você também crê na sua autoridade e no  seu poder.  Mateus 28:18 Então, Jesus aproximando-se deles lhes assegurou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

Sabemos que vivemos neste mundo numa jornada e que nessa  jornada temos que provar a nossa fé e a nossa perseverança em Jesus Cristo, para que  alcancemos a vitória para as nossas lutas, bem como a salvação no dia  derradeiro.

1 João 5:4 porque todo o  que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a  nossa fé.

O apóstolo João em 1 João 5:4:

Em primeiro lugar condiciona a nossa vitória em nascer de  Deus (porque todo o que é nascido de Deus ...) e  nascer em Deus significa receber Jesus como o seu senhor e salvador, pois o  sacrifício de Jesus somente tem validade para aqueles que o receberem:
João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam,  aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
1 João 5:1 Todo aquele  que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que  o gerou, ama também ao que dele é nascido.

E segundo lugar diz que temos que vencer o mundo (...vence o mundo...), pois não é possível vivermos em  santificação e em obediência a Deus e seguirmos os preceitos e valores do mundo,  pois segundo a Palavra de Deus este mundo jaz no maligno. 1 João 1:19 Sabemos que somos de Deus, e que o  mundo inteiro jaz no Maligno.

Em terceiro lugar diz que é a fé que vence o mundo (...e esta é a  vitória que vence o mundo: a nossa fé). Ter fé significa acreditar naquilo que você espera e  naquilo que você ainda não vê. Hebreus 11:1 Ora, a fé é a  certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não  podemos ver.

Quem ama a Deus obedece a Palavra de Deus, e essa é a forma mais  clara de você identificar se você realmente ama a Deus, pois conforme diz a Bíblia  em diversos versículos: Se você ama a Deus, você obedece a sua Palavra.  1 João 5:2 Desta  maneira, sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e  obedecemos aos seus mandamentos.

O próprio filho de Deus, Jesus, disse: João 14:15 Se vós me  amais, obedecereis aos meus mandamentos...

A nossa vitória sempre dependerá de Deus, sempre,  portanto não se engane com as ilusões deste mundo, ou na sua sabedoria ou na  sua força, pois a tua vitória sempre dependerá de Jesus, pois Ele é o único que  pode te garantir a benção e a paz duradoura da benção.1 João 5:14-15 E esta é a  segurança que temos para com Ele: que, se lhe fizermos qualquer pedido, de  acordo com a vontade de Deus, temos a certeza de que Ele nos dá atenção. E, se estamos certos de que ele dá  atenção a tudo quanto lhe rogamos, estamos convictos de que receberemos os  pedidos que lhe temos feito.

Nunca se esqueça que o teu inimigo, que é o diabo,  está ao derredor procurando a quem ele possa tragar e tirar da presença de  Deus. 1 Pedro 5:8  Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário,  anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

E quantas vezes temos visto, o engano, a mentira,  tomando conta de pessoas que um dia já tiveram a grande experiência de  vivenciar as coisas de Deus e hoje estão infelizes, perdidas e afundadas no seu  pecado, confirmando aquilo que diz a Palavra de Deus: o seu estado é muito pior  do que o primeiro. 2 Pedro 2:20-22  Sendo assim,  se depois de fugir das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e  Salvador Jesus Cristo, são uma vez mais influenciados e vencidos por elas, seu último  estado tornou-se ainda pior que o primeiro. Porque lhes  teria sido melhor não haver conhecido o Caminho da justiça do que, depois de  conhecê-lo, darem as costas ao santo mandamento que lhes havia sido concedido. Dessa maneira, confirma-se neles o  quanto é verdadeiro o provérbio que diz: “O cão volta ao seu vômito” e mais: “A  porca lavada volta a revolver-se no lamaçal”.

Portando NUNCA deixe esse engano tomar conta da sua vida, para  que o seu estado amanhã seja muito melhor do que é hoje.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!