Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Antes Ensinarei o Caminho Bom e Direito. 1 Samuel 12:23

Todas as pessoas que têm Deus no coração e que são fiéis  ao Senhor, têm prazer nas coisas santas e sentem alegria em servir e em  obedecer a Ele. Salmos 1:2 Antes tem o seu prazer na lei do  SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

O profeta Samuel, certa vez, disse ao povo de Israel do seu temor  em deixar de ensinar o caminho correto ao povo de Deus. 1 Samuel 12:23 E quanto a  mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes  vos ensinarei o caminho bom e direito.

Então, Samuel disse no versículo seguinte: 1 Samuel 12:25 Porém, se  perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.

Infelizmente, hoje em dia, temos observado que muitas  pessoas, que já entregaram a sua vida a Cristo, têm aceitado a pratica do  pecado e estão vivendo os frutos da carne, que são: Gálatas  5:19-21  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são:  adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria,  feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,  heresias, Invejas,  homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das  quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não  herdarão o reino de Deus.

E esses mesmos crentes têm negligenciado o fruto do  Espírito, que são: Gálatas 5:22-23 Mas o fruto  do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão,  temperança. Contra estas  coisas não há lei.

A passividade em relação a essas atitudes (pratica das obras da carne e negligência da ação do Espírito) tem gerado pessoas que  não são firmes na fé, que não são fiéis a Deus e que têm os lares destruídos, onde  há contendas, xingamentos, ofensas e não há paz e muito menos comunhão com Deus.

Os pais Cristãos estão deixando de reprender os seus filhos  do seu mau caminho e têm aceitado a pratica do pecado e de vícios na sua  própria casa, tornando o lar num lugar onde Deus não poderá operar.

Então, os filhos dessas pessoas são desobedientes,  são influenciados facilmente por aqueles que estão ao seu redor, frequentando “baladas”,  bebendo bebidas alcoólicas, fumando e praticando, muitas vezes, orgias sexuais. Eles não  vão a igreja, não leem a Bíblia, não oram, simplesmente porque os seus pais não cumpriram  um mandamento básico: Provérbios 22:6 Educa a criança no caminho em que  deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

E ensinar o caminho que deve andar, significa andar também por  esse caminho. Não adianta ensinar algo, que as pessoas ou os filhos observam  não ser verdade na própria vida daquele que ensina.

Samuel se preocupava com isso e perguntou ao povo: 1 Samuel 12:3 Eis-me aqui; testificai contra mim  perante o SENHOR, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento  tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido  suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.

E a resposta do povo foi: 1 Samuel 12:4 Então  disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa  alguma da mão de ninguém.

Um dia todos nós seremos cobrados por Deus daquilo que Ele colocou  nas nossas mãos, nos dando autoridade espiritual, sobre: Filhos, parentes, vizinhos,  pessoas que deveriam ser edificadas pelas nossas atitudes e pelas nossas palavras  e qual será o juízo dele em relação a você?

Leia a Parábola dos Talentos: Mateus 25:14-30.

Qual será a recompensa de Deus para você: Mateus 25:23 Disse-lhe o seu senhor: Bem está,  bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no  gozo do teu senhor. Ou: Mateus 25:30 Lançai, pois, o servo inútil nas  trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!