Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

É Necessário Nascer da Água e do Espírito. João 3:5

Certa vez um homem chamado Nicodemos, da religião dos  fariseus, muito respeitado entre os judeus, membro do Sinédrio (corte para  julgamento) e mestre em Israel, foi procurar Jesus, escondido à noite, pois ele  estava intrigado com os milagres que Jesus fazia e queria ouvi-lo pessoalmente.  João 3:1-2  E havia entre os fariseus um homem, chamado  Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter  de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de  Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com  ele.

Nicodemos, apesar de ser membro do Sinédrio, reconheceu  claramente que Jesus  vinha de Deus e que Deus estava com Ele. João 3:2 Este foi ter de noite com Jesus, e  disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode  fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Jesus, então, imediatamente, lhe respondeu: João 3:3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na  verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o  reino de Deus.

Nicodemos não entendeu as palavras de Jesus e  questionou: João 3:4 Disse-lhe  Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a  entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

E a resposta de Jesus foi: João 3:5 Jesus  respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e  do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

As respostas que Jesus deu a Nicodemos, ainda valem para os  dias de hoje, pois para adquirirmos a salvação, não basta reconhecer que Jesus  veio de Deus e que Ele fez milagres no passado.

Necessário é nascer de novo, e os fundamentos desse novo  nascimento são: A morte da criatura que pecava, que não era fiel a Deus e que não  tinha Deus no coração e o nascimento do que agora é chamado  filho de Deus, fiel a Deus e que o ama acima de qualquer coisa, não mais uma simples criação de Deus (criatura), mas herdeiro de  Deus, Filho de Deus.

Todo aquele que nasce de novo, não vive pecando,  antes tem o seu prazer nas coisas que são de Deus e nelas medita de dia e de  noite. Salmos 1:2  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei  medita de dia e de noite.

Todo aquele que nasce de novo, demostra os frutos do seu novo  nascimento, através de atitudes, pensamentos e palavras, imitando a  Cristo e buscando a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus. Hebreus 12:14 Segui a paz  com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Todo aquele que nasce de novo, também nasce do Espírito, ouvindo a  voz de Deus, recebendo de Deus dons e talentos especiais, que o capacitam para seguir  em frente, sempre. Joel 2:28 E há de ser que, depois derramarei  o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão,  os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

Todo aquele que nasce de novo, controla a si mesmo e os seus  frutos não são da carne, mas são do Espírito:

Gálatas 5:19-21 Porque as  obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza,  lascívia, Idolatria,  feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,  heresias, Invejas,  homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das  quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não  herdarão o reino de Deus.

Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor,  gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Todo aquele que nasce de novo,  prega na cruz os seus desejos  carnais e vive inspirado pelo Espírito Santo. Gálatas 5:24-25 E os que são  de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos  também em Espírito.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!