Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Antes que houvesse dia, EU SOU. Isaías 43:13

A pré-existência de Deus é um dos fundamentos Cristãos e Judaicos.

Deus existe antes de qualquer coisa e através dele  todas as coisas foram criadas. Colossenses 1:16-17 Porque nele  foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis,  sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi  criado por ele e para ele. E ele é antes  de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

Nada do que existe nos céus e na terra, visíveis ou invisíveis  deixou de ser criado por Deus.

O homem foi criado por Deus, a sua imagem e a sua semelhança. Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E o objetivo de Deus na criação do homem era e é, que o homem manifestasse  a glória dele neste mundo. Isaías 43:7 A todos os  que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e  também os fiz.
1  Coríntios 11:7  O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a  imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.


Toda a criação está sujeita ao seu criador e o seu criador tem  autoridade sobre a criação e quando o homem quebra essa regra, a maldição vem e  o homem se afasta da presença de Deus, portanto fica fora do controle daquele  que tem autoridade sobre todas as coisas, para proteger, para livrar, para  direcionar, para orientar, para conceder as bênçãos que necessitamos.

Assim foi com Adão e Eva, que escolheram deliberadamente  desobedecer o criador, o dono da autoridade máxima, e optaram por seguir as  orientações e mentiras do diabo, mesmo sabendo que não poderiam fazer aquilo e  mesmo sabendo que aquela atitude geraria a destruição e a morte. Gênesis  3:1-4  A serpente era o mais astuto de todos os animais dos  campos, que SENHOR Deus havia  feito. E aconteceu que ela questionou com a mulher: “Então foi isto mesmo que  Deus falou: ‘Vós não podeis comer nenhum dos frutos das árvores do jardim?’ Ao que declarou a mulher à  serpente: “Nós podemos comer dos frutos das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no  centro do jardim, Deus disse: ‘Dele não comereis, nele não tocareis, para que não  morrais!’” A serpente  então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis!

E o resultado da desobediência de Adão e Eva foi terrível para o  homem; o homem foi amaldiçoado por Deus, foi expulso da sua presença, perdeu a glória  de Deus manifesta na sua vida e foi condenado a morte. Gênesis 3:11 E Deus disse: Quem te mostrou que  estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? 16 E à mulher  disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à  luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17  E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua  mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela,  maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Espinhos, e cardos também, te  produzirá; e comerás a erva do campo. 19 No suor do  teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste  tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. 20 E chamou Adão  o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. 23 O SENHOR  Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora  tomado. 24 E havendo lançado  fora o homem, pós querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada  inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Deus também sentenciou a serpente, que é o diabo, a destruição, quando  determinou a vinda do filho de Deus, para pisar na cabeça do diabo e através do seu  sangue, nos restituir a comunhão com Deus e permitir que a glória dele voltasse  a se manifestar em nós. Gênesis 3:14-15 Então Deus  determinou à serpente: “Porque fizeste isso, és maldita entre todos os animais  domésticos e o és entre todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o teu próprio  ventre, e comerás do pó da terra todos os dias da tua vida. Estabelecerei inimizade entre ti e  a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te  ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar”.
1 João 3:8 Quem comete o  pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de  Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

A misericórdia, o poder e a autoridade de Deus ainda permanecem  sobre nós, portanto, se sujeite a Deus e deixe Ele manifestar a sua autoridade  SOBRE TODAS AS COISAS, em seu favor, pois agindo Deus, quem impedirá?

Isaías 43:
8 Trazei o povo cego, que tem olhos;  e os surdos, que têm ouvidos.
9 Todas as nações  se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e  fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se  justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.
10 Vós sois as  minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o  saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus  nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
11 Eu, eu sou o  SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
12 Eu anunciei,  e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós  sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.
13 Ainda antes  que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos;  agindo eu, quem o impedirá?


Deus te abençoe.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!