Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

As Atitudes de um Pecador (Lucas 5:1-11)

Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

O versículo acima ilustra com grande clareza a situação do homem antes de receber Jesus como o seu Senhor e como o seu Salvador.

Estar destituído da glória de Deus, significa ter perdido o direito ao próprio Deus, ou seja, perdido o direito da presença, da proteção, dos cuidados e da herança de Deus, que é a VIDA ETERNA.

Perder a vida eterna  é algo terrível e é na verdade a pior consequência ou o pior castigo que o homem poderia ter, por causa das suas escolhas e das suas atitudes.

Sem o arrependimento, sem as mudanças nas  atitudes e sem a obediência a Deus, o homem  ainda persiste neste caminho de destruição, pois despreza o sacrifício de Jesus na cruz.

No texto de Lucas 5:1-11, Deus nos mostra como deve ser a nossa vida transformada pelo seu PODER e pela sua PALAVRA  e as atitudes que devemos ter para  vivermos em comunhão com Ele.

Pedro, antes de seguir a Jesus, era um pescador e um dia, próximo ao lago de Genesaré na Galileia, teve um encontro com Jesus, e esse encontro mudaria a sua vida radicalmente.

Jesus estava ali pregando para uma multidão que o apertava, então Ele subiu no barco de Pedro e pediu que Pedro afastasse um pouco o barco da margem, para que Ele tivesse mais espaço para que todos pudessem vê-lo e ouvi-lo melhor.

Lucas 5:1-3 E aconteceu que, num determinado dia, Jesus estava próximo ao lago de Genesaré, e uma multidão o espremia de todos os lados para ouvir a Palavra de Deus. Ele observou junto à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que havendo desembarcado, cuidavam de lavar suas redes. Então, entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e lhe solicitou que o afastasse um pouco da praia. E, assentando-se, do barco ensinava o povo.

COISAS INCRÍVEIS COMEÇARAM A ACONTECER COM PEDRO A PARTIR DAQUELE ENCONTRO COMO CONSEQUÊNCIA DAS SUAS ATITUDES:

A primeira atitude de Pedro: TER PERMITIDO QUE JESUS USASSE O SEU BARCO:

As palavras de Jesus, durante aquela ministração, já tinham tocado profundamente o coração de Pedro.

Todo aquele que se levanta para ajudar a obra de Deus, com os seus bens ou com o seu trabalho, recebe a recompensa devida, muitas vezes como foi com Pedro, recebendo a orientação certa e inequívoca do caminho da bênção,  sem chance alguma de dar errado. Veja:

Logo após Jesus ter acabado de ministrar, Ele pediu que Pedro lançasse as suas redes novamente no mar, em águas profundas para a pesca.

Lucas 5:4 Assim que acabou de ministrar, dirigiu-se a Simão e aos demais, e lhes pediu: Ide para onde as águas são mais profundas e lançai as vossas redes para a pesca!

Embora Pedro já estivesse cansado, pois ele já tinha trabalhado a noite toda e não tinha pegado nenhum peixe, ele disse a Jesus:

Lucas 5:5 Ao que lhe replicou Simão: Mestre, tendo trabalhado durante a noite toda, não pegamos nada. Todavia, confiando em tua Palavra, lançarei as redes.

A segunda atitude de Pedro: TER RECONHECIDO JESUS COMO MESTRE:

Pedro percebeu claramente que Jesus ensinava com autoridade e verdade.

A terceira atitude de Pedro: OBEDECEU COM FÉ:

Pedro confiou nas Palavras de Jesus, independentemente da sua experiência pessoal de pescador, sabedoria, cansaço ou viabilidade natural do pedido de Jesus.

Então, o poder de Deus se manifestou e houve grande abundância de peixes e não puderam carregar os peixes em apenas  um barco, tiveram que chamar os seus companheiros para ajudar. Eram tantos peixes que os barcos quase afundaram por causa do peso.

Lucas 5:6-7 Assim procederam e pegaram enorme quantidade de peixes, tanto que as redes começaram a se romper. Por esse motivo acenaram aos seus amigos no outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles chegaram e lotaram ambos os barcos, a ponto de começarem a afundar.


A quarta atitude de Pedro: PROSTROU-SE AOS PÉS DE JESUS:

Pedro reconheceu a soberania e a  divindade de Jesus.

Lucas 5:8 Diante de tamanho evento, Simão se prostrou aos pés de Jesus...

A quinta atitude de Pedro: RECONHECEU SER UM PECADOR:

Pedro entendeu que por si só não era merecedor de ter contato com Deus.

Lucas 5:8 ... e declarou: Afasta-te de mim, Senhor, pois sou homem pecador!

E por fim, a sexta atitude de Pedro: SEGUIU INCONDICIONALMENTE A JESUS:

Lucas 5: 11 Então, eles arrastaram seus barcos para a praia, renunciaram a todas as coisas e seguiram a Jesus.

Essas atitudes mudaram radicalmente a vida de Pedro, que se tornou um dos discípulos de Jesus e embaixador de Cristo na igreja primitiva.

Copie as atitudes de Pedro e se reconcilie com Deus, aceitando Jesus como o seu Senhor e Salvador, seja um ministro de Deus e tenha uma vida abundante neste mundo e a vida eterna muito em breve.

Romanos 5:10-11 Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos salvos por sua vida. E, ainda mais, se nos gloriamos também em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, completa reconciliação.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins