Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

As Atitudes de Um Pecador. Lucas 5:1-11

Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos  estão da glória de Deus.

Este versículo ilustra com grande clareza a situação do homem antes  de receber Jesus como o seu Senhor e como o seu Salvador.

Estar destituído da glória de Deus, significa ter perdido o  direito ao próprio Deus, ou seja, perdido o direito da presença, da proteção,  dos cuidados e da herança de Deus, que é a vida eterna.

E tudo isto é terrível e é na verdade a pior consequência ou  o pior castigo que o homem poderia ter, por causa das suas escolhas e das suas  atitudes.

E sem o arrependimento, sem a mudança de atitudes e sem a  obediência a Deus, o homem ainda persiste neste caminho de destruição, pois  despreza o sacrifício de Jesus na cruz.

No texto de Lucas 5:1-11, Deus nos mostra como deve  ser a nossa vida transformada pelo poder e pela Palavra dele e as atitudes  que devemos tomar para termos uma vida abençoada.

Pedro, antes de seguir a Jesus, era um pescador e um  dia próximo ao lago de Genesaré, na Galileia, teve o encontro com  Jesus que mudaria a sua vida.

Então percebemos as coisas incríveis que aconteceram, por causa das atitudes de Pedro:

Jesus estava ali pregando para uma multidão que o apertava, então  Ele subiu no barco de Pedro e pediu que Pedro afastasse um pouco o barco da  margem, para que Ele tivesse mais espaço para que todos pudessem vê-lo e ouvi-lo  melhor. Lucas 5:1-3 E aconteceu  que, num determinado dia, Jesus estava próximo ao lago de Genesaré, e uma  multidão o espremia de todos os lados para ouvir a Palavra de Deus. Ele observou junto à beira do lago  dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que havendo desembarcado, cuidavam  de lavar suas redes. Então, entrou  num dos barcos, o que pertencia a Simão, e lhe solicitou que o afastasse um  pouco da praia. E, assentando-se, do barco ensinava o povo.

A primeira atitude de Pedro: TER PERMITIDO QUE JESUS USASSE O SEU  BARCO. Todo aquele que se levanta para ajudar a obra de Deus, com os seus bens  ou com o seu trabalho, recebe a recompensa devida, muitas vezes como foi com  Pedro, recebendo a orientação certa e inequívoca do caminho da benção, sem  erros e sem desgastes.
 
Logo após Jesus ter acabado de ministrar, Ele pediu que  Pedro lançasse as suas redes novamente no mar, em águas profundas para a pesca.  Lucas 5:4 Assim que acabou de ministrar,  dirigiu-se a Simão e aos demais, e lhes pediu: “Ide para onde as águas são mais profundas e lançai as vossas redes  para a pesca!”

As palavras de Jesus, durante aquela  ministração, já tinham tocado profundamente o coração de Pedro, pois Pedro  embora cansado do seu trabalho, pois já tinham trabalhado a noite toda e não  tinham pegado nenhum peixe, disse: Lucas 5:5 Ao que lhe  replicou Simão: “Mestre, tendo trabalhado durante a noite toda, não pegamos  nada. Todavia, confiando em tua Palavra, lançarei as redes.
 
A segunda atitude de Pedro: TER RECONHECIDO JESUS COMO MESTRE,  ou seja, alguém que ensina com autoridade e verdade.

A terceira atitude de Pedro: OBEDECEU COM FÉ, confiando na  Palavra de Jesus, independentemente da sua experiência, sabedoria, cansaço ou viabilidade  natural do pedido de Jesus.

Então o poder de Deus se materializou e não puderam  carregar os peixes apenas em um barco, tiveram que chamar os seus companheiros  para ajudar, tal era a abundância de peixes que pegaram, a ponto dos barcos  quase afundarem por causa do peso. Lucas 5:6-7 Assim  procederam e pegaram enorme quantidade de peixes, tanto que as redes começaram  a se romper. Por esse  motivo acenaram aos seus amigos no outro barco, para que viessem ajudá-los.  Eles chegaram e lotaram ambos os barcos, a ponto de começarem a afundar.

A quarta atitude de Pedro: PROSTROU-SE AOS PÉS DE  JESUS, reconhecendo a sua soberania e a sua divindade. Lucas 5:8 Diante de  tamanho evento, Simão se prostrou aos pés de Jesus...

A quinta atitude de Pedro: RECONHECEU SER UM PECADOR,  entendendo que por si só não era merecedor de ter contato com Deus. Lucas 5:8 ... e declarou: “Afasta-te de mim,  Senhor, pois sou homem pecador! ”

Essas atitudes geraram o poder “remidor” de Jesus, que seria  confirmado na cruz, ou seja, a reconciliação de Pedro com Deus.

E por fim, a sexta atitude de Pedro: SEGUIU  INCONDICIONALMENTE A JESUS, e esta atitude mudou radicalmente a sua vida, tornando-se  um dos discípulos de Jesus e embaixador de Cristo na igreja primitiva. Lucas 5: 11 Então, eles  arrastaram seus barcos para a praia, renunciaram a todas as coisas e seguiram a  Jesus.

Copie as atitudes de Pedro e se reconcilie com Deus, aceitando  Jesus como o seu Senhor  e Salvador, seja  um ministro de Deus e tenha uma vida abundante neste mundo e a vida eterna  muito em breve.

Romanos 5:10-11 Ora, se  quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de  seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos  salvos por sua vida. E, ainda  mais, se nos gloriamos também em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio  de quem recebemos, agora, completa reconciliação.

Deus te abençoe.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!