Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

A Aparência e o Coração (1 Samuel 16:7)

Quantas vezes o homem erra por se deixar levar pelos seus sentimentos e por aquilo que ele vê.

Como diz o ditado popular: “Nem tudo o que reluz é ouro”.

Deus sempre demonstrou ao seu povo que Ele é um justo juiz e que Ele sonda os corações e as mentes.

Jeremias 11:20a Mas, ó Senhor dos exércitos, justo Juiz, que provas o coração e a mente.

Salmos 7:9 Deus justo, que sondas as mentes e entranhas, dá fim à maldade dos ímpios, e ao justo dá segurança e paz.

Deus conhece tudo e não há nada que possa estar encoberto diante dele, porque Ele é onipresente e onisciente.

Salmos 139:4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

Não há pecado ou pensamento que Deus não conheça.

Salmos 69:5 Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos.

Mateus 10:26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.

E é por isso que Deus conhece a verdade do seu coração e sabe da sua integridade, da sua sinceridade, da sua fidelidade, do seu amor.

Deus não se engana e não se deixa levar pelas aparências ou por palavras ou por rituais, pois Deus conhece o íntimo do homem.

1 Samuel 16:7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

E você também deve proceder da mesma maneira, ou seja, procurar conhecer as pessoas não por aquilo que elas aparentam ser ou dizem que são, mas pelos seus frutos, porque através dos frutos você conhece quem verdadeiramente a pessoa é.

Mateus 12:33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

Muitos dizem que amam a Deus, que são fieis a Deus e que são cheios do Espírito Santo, mas continuam pecando sistematicamente, e as suas atitudes não demostram aquilo que elas aparentam ser: Não oram, não conhecem a Palavra de Deus, se deixam envolver facilmente pelas tribulações, vivem perturbadas e não são firmes na igreja.

ISSO ESTÁ ERRADO.

Se você vive de aparência espiritual, entenda que Deus conhece a verdade e Ele zela pela sua Palavra e Ele não fará acepção de pessoas por ninguém.

O que Deus requer de nós é que nós o amemos acima de tudo, que nós o adoremos, que nós o obedeçamos e que nós sejamos fieis a Ele.

Deuteronômio 10:12 Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.

VIGIE, POIS:

Mateus 7:13-14 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins