Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

A Minha Esperança Está no Senhor (Salmos 39:7)

Davi, rei de Israel, no Salmo 39, que é considerado uma sequência literal do Salmo 38, apresenta diante Deus a sua angústia e o seu temor, por conta das perseguições que ele vinha sofrendo dos seus inimigos, bem como de pessoas do seu próprio reino.

Salmos 38:19 Mas os meus inimigos são cheios de vida e são fortes, e muitos são os que sem causa me odeiam.

Davi na sua humildade diante de Deus, confessava o seu pecado e considerava que os seus erros poderiam ser a causa do seu sofrimento momentâneo.

Salmos 38:4 Pois já as minhas iniquidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças.

Então Davi tomou uma decisão sábia e que deveria ser tomada sempre por todos aqueles que estão enfrentando lutas e perseguições, que é NÃO RECLAMAR e NÃO MURMURAR.

Salmos 39:1 Eu declarei: Vigiarei os meus atos e não pecarei em palavras; atarei uma mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem próximos a mim.

Salmos 39:9 Emudeci, minha boca não abri para reclamar de nada, pois tu fizeste tudo.

Então Davi PEDIU A DEUS, na profundidade do seu coração, a AJUDA e o LIVRAMENTO necessários:

Salmos 39:7-8 E agora, SENHOR, que haverei de esperar? Toda a minha confiança está depositada em ti. Livra-me de todos os meus pecados, não me exponhas às zombarias dos insensatos.

Essas são as atitudes que todos nós devemos ter nos momentos de dificuldades, angústias, tristezas e lutas:

NÃO RECLAMAR – Deus controla tudo e Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

CONFESSAR OS PECADOS OU ERROS - Salmos 38:4 Pois já as minhas iniquidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças.

ORAR E PEDIR A AJUDA DE DEUS - Salmos 39:12 Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, um peregrino como todos os meus pais.

Isaías 59:1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.

TER FÉ E AGUARDAR A RESPOSTA DE DEUS - Salmos 39:7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti.

ENTÃO A RESPOSTA DE DEUS VIRÁ: 2 Crônicas 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins