Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Fraco Que é Forte. 2 Coríntios 12:10

Deus na sua infinita sabedoria, conhece a profundidade do  coração do homem, e trata cada um, de forma pessoal, de acordo com a sua  maturidade, sua personalidade e fé.

O apóstolo Paulo é um grande exemplo disso, pois ele viveu  experiências incríveis com Deus, recebeu revelações profundas, nunca antes  reveladas ao homem, foi direcionado e cuidado por Deus como poucos e foi usado  por Deus para “doutrinar” a sua igreja. 2 Coríntios 12:2-4 Conheço um  homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo,  não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no  corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi  arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito  falar.

Apesar de todas essas experiências e comunhão com  Deus, Paulo era homem como nós, o qual tinha fome, sede, se cansava, sentia  tristeza, tinha decepções e muitas vezes lutava contra esses sentimentos, para  vencê-los, como deve a atitude de qualquer cristão. 2  Coríntios 11:23-28 São ministros de Cristo? (falo  como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do  que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos  judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes  fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma  noite e um dia passei no abismo; Em viagens  muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da  minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no  deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias  muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me  oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

Paulo era homem de extrema autossuficiência, corajoso, que  quando recebia uma missão de Jesus, ia adiante, não se importando com as  dificuldades, Paulo sempre avançava.

A personalidade de Paulo, mais a sua fé, mais o poder  de Deus na sua vida poderiam gerar uma exaltação pessoal e essa possibilidade  foi tratada por Deus de forma contundente, dando a Paulo “um espinho na carne”.  2 Coríntios 12:7 E, para que não  me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a  saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

Existe muita especulação no meio cristão sobre o que seria esse “espinho  na carne”, uns acreditam que fosse uma doença incurável, outros um problema  físico e até mesmo um problema nos olhos (visão), baseado no texto de Gálatas 4:13-15 e sabeis que foi por causa de uma  enfermidade física que vos preguei o Evangelho pela primeira vez. E não desprezastes nem rejeitastes  aquilo que no meu corpo era uma tribulação para vós; ao contrário, me  recebestes como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus. Ora, onde está aquele vosso júbilo?  Porquanto, eu mesmo sou testemunha de que, se fosse possível, teríeis arrancado  os próprios olhos para oferecê-los a mim.

 Paulo orou três  vezes a Deus para que houvesse a cura, mas Deus se negou a curá-lo, dizendo que  o poder dele se aperfeiçoa na fraqueza do homem. 2  Coríntios 12:8-9 Por três vezes, roguei ao Senhor  que o removesse de mim. Entretanto,  Ele me declarou: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa  na fraqueza”. Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a  fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim.

Portanto nas suas lutas, problemas ou fraquezas,  entenda que existe sempre um propósito de Deus e o propósito de Deus jamais  será que você seja prejudicado, antes Ele deseja que você seja aperfeiçoado  pelo seu poder e que você se torne uma pessoa forte na sua fraqueza, passando  por cima dela, vencendo as dificuldades e vivendo a glória de Deus, sempre. 2 Coríntios 12:10 Por esse motivo, por amor de  Cristo, posso ser feliz nas fraquezas, nas ofensas, nas necessidades, nas  perseguições, nas angústias. Porquanto, quando estou enfraquecido é que sou  forte!

Deus te abençoe.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!