Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Os Dez Mandamentos de Deus. Êxodo 20:3-17

Logo após povo de Israel ter saído do Egito e chegado até as proximidades  do Monte Sinai, Deus ordenou a Moisés que ele subisse no Monte e lá ele ficou  por quarenta dias e quarenta noites e de forma sobrenatural, ele não comeu pão,  nem bebeu água. Êxodo 24:18 E Moisés entrou no meio da nuvem,  depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta  noites.

No Monte Sinai, Moisés recebeu diversas orientações, leis e  promessas de Deus e também recebeu as tábuas de pedra, com os DEZ MANDAMENTOS, escritos pelo próprio dedo de Deus. Deuteronômio 4:13 Então vos  anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os  escreveu em duas tábuas de pedra.

E Deus anunciou os dez mandamentos a Moisés da seguinte forma:

Êxodo 20:1-2 Então falou  Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o  SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.


Primeiro Mandamento:
Êxodo 20:3 Não terás  outros deuses diante de mim.

Segundo Mandamento:
Êxodo 20:4-6  Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma  semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas  debaixo da terra. Não te  encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus  zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta  geração daqueles que me odeiam. E faço  misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

Terceiro Mandamento:
Êxodo 20:7 Não tomarás o  nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que  tomar o seu nome em vão.

Quarto Mandamento:
Êxodo 20:8-10  Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás  toda a tua obra. Mas o sétimo  dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu  filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o  teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em  seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo  dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

Quinto Mandamento:
Êxodo 20:12 Honra a teu  pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu  Deus te dá.

Sexto Mandamento:
Êxodo 20:13 Não matarás.

Sétimo Mandamento:
Êxodo 20:14 Não adulterarás.

Oitavo Mandamento:
Êxodo 20:15 Não furtarás.

Nono Mandamento:
Êxodo 20:16 Não dirás  falso testemunho contra o teu próximo.

Décimo Mandamento:
Êxodo 20:17 Não cobiçarás  a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo,  nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Os Dez Mandamentos de Deus demonstram claramente a necessidade de sermos um povo que ama, adora, honra e respeita a Deus e que honra e respeita ao seu  irmão.

Jesus, certa vez, respondendo à pergunta de um escriba disse:

Marcos 12:29-31 E Jesus  respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor  nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois,  ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu  entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é:  Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que  estes.

 
A essência dos mandamentos de Deus é essa:

AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

VOCÊ ESTÁ CUMPRINDO OS MANDAMENTOS DE DEUS?

Deus te abençoe.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!