Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Batismo nas Águas. Marcos 16:16

Ontem realizamos mais um Batismo nas Águas, na igreja Cristo  é Paz de Itupeva.

Foi uma festa espiritual para aqueles que desceram as águas,  mas também deveria ter sido um momento de reflexão para todos aqueles que já se  batizaram e estavam ali.

Como deve ser um momento de reflexão para você também, que está  lendo esta mensagem.

O Batismo nas Águas é uma ordenança de Jesus Cristo e deve  ser obedecida por todos os Cristãos.

Mateus 3:14-15 Mas João se  recusava, justificando: “Sou eu quem precisa ser batizado por ti, e vens tu a  mim?” Jesus,  entretanto, declarou: “Deixe assim, por enquanto; pois  assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça”. E João  concordou.

Marcos 16:16 Quem crer e  for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

A palavra BATISMO vem do grego Baptismu, que significa IMERSÃO.

A forma Bíblica de ser batizar é por imersão, como a própria  origem da palavra diz. Não encontramos na Bíblia outra forma de batismo que não  seja por imersão.

O Batismo nas Águas demonstra o ingresso do homem na igreja  Cristã e evidencia a sua fé e a sua decisão, já tomada anteriormente, de ser fiel a Deus e de seguir  a Jesus Cristo.

O Batismo nas Águas simboliza os fundamentos do Evangelho. Simboliza a morte, sepultamento e  ressurreição daqueles que se convertem a Jesus.

Ao ser deitado de costas na água, a pessoa  testemunha publicamente que ele morreu para o pecado e para o mundo. Morreu a  velha natureza e o velho homem, cujas atitudes devem evidenciar a sua regeneração.  João 3:3 Respondeu-lhe  Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não  pode ver o reino de Deus.

Ao se levantar da água, a pessoa testemunha  publicamente que agora vive uma nova vida. Ressuscitou para Cristo! Colossenses 2:12 Tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também  fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os  mortos.

O batismo  isoladamente não substitui a verdadeira conversão.

O  batismo isoladamente  não dá o direito a salvação. A salvação vem pelo aceitar sacrifício  de Jesus na cruz, obedecendo-o.

Quem pode se batizar, segundo a Bíblia:
 
Para uma  pessoa se batizar, é necessário que ela tenha tido pelo menos as seguintes  experiências:

CRER QUE  JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS e que Ele veio ao mundo para a remissão dos  nossos pecados, através do seu sacrifício.

ACEITAR A JESUS COMO O SEU SENHOR E SALVADOR conforme  Romanos 10:9-10 Porque, se  com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que  Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o  coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

SE ARREPENDER DOS  PECADOS conforme Atos dos Apóstolos 2:38 Pedro então  lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus  Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

O  verdadeiro arrependimento é aquele em a pessoa não deseja praticar mais determinadas  atitudes. Não existe VERDADEIRO ARREPENDIMENTO no sentimento, originado por uma  punição referente a uma atitude errada.

Exemplo:  Uma pessoa mata a outra e é presa, então ela diz: “Estou arrependido porque se  eu não tivesse matado eu não estaria aqui”. Entendemos, então, que se ela não  estivesse presa, ela não teria se arrependido.

PEDIR PERDÃO DOS  PECADOS conforme 1 João 1:9-10 Se confessarmos os nossos pecados,  ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos  cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

SE CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS esse é um dos  processos mais profundos que deve acontecer com aquele que entrega a sua vida a  Cristo. Tem que haver mudanças de atitudes, mudanças de pensamentos e mudanças de  palavras. Entregar a vida a Jesus, pressupõe mudanças, que vão demonstrar  publicamente o seu arrependimento das coisas passadas (dos pecados) e vão demostrar  que a pessoa é uma nova criatura. 2 Coríntios 5:17 Pelo que, se  alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que  tudo se fez novo.

Deus te abençoe.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!