Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Bom Combate. 2 Timóteo 4:7

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2Timóteo 4:7.

O Apostolo Paulo na segunda carta a Timóteo fala sobre dias difíceis que o jovem enfrentaria em Éfeso na ministração da Palavra, devido às fabulas apregoada no meio daquele povo, logo a sã doutrina seria desprezada, conforme o texto: 2Timóteo 4:3 “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmo”, em virtude disso Paulo orienta o jovem evangelista que a mensagem deveria ser pregada a todo tempo com paciência e doutrina.

O apostolo vem mostrar ao jovem que a jornada do cristão é norteada pela perseguição devido a sua convicção pela obra de Cristo Jesus, contudo não seria em vão o seu trabalho na seara do Senhor, à medida que a Palavra é lançada aos corações, o nosso adversário tentará roubá-la, por isso ele testemunhava ao jovem a sua própria jornada.

Paulo compara as lutas com o “COMBATE”, lugar de luta, perseverança, fé, defesa, resistência e convicção da causa pela qual está lutando, não é fácil, mas é garantido a vitória a aquele que for fiel até o fim. Ainda trata a questão de “Bom” porque era por uma causa nobre, não lutava em causa própria e sim pela disseminação da Palavra de Deus. Apocalipse 2:10b “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Durante a sua vida lutou em nome de Jesus, pregando aos gentios, conforme o Senhor lhe havia separado. Por ministrar o poder do evangelho libertador foi perseguido, chicoteado, desprezado e preso varias vezes.  2Timóteo 4:17 “Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão”.

Vemos que em todo momento o Senhor estava confirmando as suas obras, isso daria a Timóteo força para concluir a sua jornada de maneira triunfante, assim como o apostolo Paulo o fez. Quantas vidas foram libertas das garras do diabo através da sua ministração que exalava verdade, fé e esperança, assim somos nós que devemos testemunhar Cristo a tempo e fora de tempo, carregamos a Palavra que liberta e transforma. João 8:32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Veja que a insistência do apostolo para com Timóteo tem fundamento sólido para continuar evangelizando e traria em breve resultado maravilhoso, assim é conosco que ouvimos o Senhor insistindo para termos a mesma atitude. Deuteronômio 28:1 “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.”

Se você está passando por momentos difíceis em sua jornada creia que o Senhor é a sua sombra, somente seja forte e corajoso. Mateus 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.

No final da sua vida o apostolo ratifica que a sua fé não foi abalada e continua preservada.

Infelizmente, as pessoas têm deixado se levar pela carnalidade desse mundo, não será dessa maneira que chegaremos ao nível dos homens da fé.

No final o apostolo Paulo disse: “GUARDEI A FÉ”.

Será que no final da sua jornada, você poderá expressar essas palavras?

Tenha prazer em agradar a Deus através de uma vida de dedicação a sua obra. Salmos 37:4 “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração”.

Deus te abençoe.

Diac. Leonardo de Jesus Brasilio Delgado
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!