Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Deus Zeloso. Deuteronômio 4:24

Temos insistentemente ministrado da importância de conhecermos  claramente a Palavra de Deus para entendermos o próprio Deus.

Porque acreditar que Deus existe, que é a afirmação de  quase a totalidade do povo brasileiro, não basta, pois, crer que Deus existe,  até os demônios creem. Tiago 2:19 Tu crês que  há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem.

MAS QUAL É O DEUS QUE O POVO CRÊ QUE EXISTE?

Aí começa o grande problema das pessoas que se dizem cristãs  e na verdade não são.

A resposta deveria ser: O VERDADEIRO DEUS QUE EXISTE É O  DEUS DA BÍBLIA.

Então talvez você diga: “Isso é evidente”.

Mas não é bem assim, pois as pessoas estão cada vez mais se  deixando envolver por doutrinas e fábulas, CRIANDO O SEU PRÓPRIO DEUS, o qual é  um deus distante, que aceita falhas, fraquezas, desobediências, que aceita  qualquer sacrifício, que está cego e não vê a verdade dos corações e tem que  abençoar sempre, que ama incondicionalmente, independente da condição de  fidelidade do homem e que aceita qualquer desculpa para justificar o pecado.

MAS O DEUS DA BÍBLIA É:

• UM DEUS ZELOSO, QUE ZELA PELO CUMPRIMENTO DA SUA  PALAVRA:

Êxodo 20:5 Não te  encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus  zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração  daqueles que me aborrecem.

Deuteronômio 4:24  Porque o  SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso.

Josué 24:19-20 Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao  SENHOR, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa  transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes  o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se tornará, e vos fará mal, e  vos consumirá, depois de vos fazer bem.


VOCÊ TEM SIDO ZELOSO NO CUMPRIMENTO  DA PALAVRA DE DEUS?

• UM DEUS QUE EXIGE O MELHOR DE NÓS PARA  ELE:

Gênesis 4:3-5 E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do  fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também  trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR  para Abel e para a sua oferta. Mas para  Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o  seu semblante.

Gênesis 22:1-2 E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a  Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho,  Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto  sobre uma das montanhas, que eu te direi.


VOCÊ TEM DADO O SEU MELHOR PARA DEUS E NÃO AS SOBRAS DO SEU TEMPO E DA SUA VIDA?

• UM DEUS QUE EXIGE A NOSSA  FIDELIDADE E NÃO ACEITA DESCULPAS:

Gênesis 3:12-19 Então, disse Adão: A mulher que me deste por  companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o  SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me  enganou, e eu comi. Então, o  SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que  toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó  comerás todos os dias da tua vida. E porei  inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te  ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher  disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás  filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua  mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela,  maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua  vida. Espinhos e cardos também te  produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu  rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado,  porquanto és pó e em pó te tornarás.

VOCÊ TEM SIDO FIEL E NAS SUAS FALHAS  AO INVÉS DE DAR DESCULPAS, TEM SE ARREPENDIDO E PEDIDO PERDÃO E NÃO PRATICANDO  MAIS O ERRO?

• UM DEUS QUE REQUER QUE  O AMEMOS ACIMA DE QUALQUER COISA:

Mateus 10:37-38 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno  de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é  digno de mim.

Deuteronômio  6:5-6 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus,  de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu  coração.

João  14:15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

1 João 5:2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando  amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

VOCÊ TEM AMADO DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS,  INCLUSIVE ACIMA DE PAI, MÃE E FILHOS E DEMOSTRADO ESSE AMOR A ELE?


 • UM DEUS QUE DESEJA QUE VOCÊ O CONHEÇA:
 
 Provérbios 2:1-6 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e  esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres  atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao  entendimento, e, se  clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então,  entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o  conhecimento e o entendimento.

Oseias 4:1 Ouvi a palavra do SENHOR, vós,  filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra,  porque não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra. 6 O meu povo foi destruído, porque lhe  faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te  rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste  da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Oseias 6:6 Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o  conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

Romanos 1:28-29 E, como eles se não importaram de ter conhecimento de  Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que  não convém; estando cheios de toda iniquidade,  prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda,  engano, malignidade.

Jeremias 9:23-24 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua  sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas  riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se  nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo  e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

Salmos 1:2 Antes, tem o  seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
 

VOCÊ JÁ LEU A BÍBLIA TODA? VOCÊ  MEDITA NA PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS?
 

CREIA NO DEUS VERDADEIRO, QUE É O DEUS DA BÍBLIA!
 

 Deus te abençoe.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!