Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O AMOR. 1 Coríntios 13:1-8

Eu creio que o AMOR é o maior e o mais excelente dos  sentimentos que foram criados por Deus para o homem.

Quando AMAMOS expomos a grandeza desse sentimento,  o qual confirma o poder da criação de Deus e expõe a nossa semelhança com Deus, pois  DEUS É AMOR, e afinal fomos criados a sua imagem e a sua semelhança.

1 João 4:16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e  quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.

Gênesis 1:26-27 E disse Deus: Façamos o homem à  nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar,  sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e  sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois,  Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.


O apóstolo Paulo deu uma das  definições mais fortes, precisas e importantes sobre o AMOR:

• É O MAIOR DOS DONS;
• JAMAIS ACABA;
• TUDO SUPORTA;
• É O QUE TEMOS DE MAIOR E DE MELHOR PARA OFERECER.


1 Coríntios 13:1-8 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos  anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que  retine. E ainda que tivesse o dom de  profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse  toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada  seria. E ainda que distribuísse todos os  meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser  queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso;  o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta  inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não  suspeita mal; não se  regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão  aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.

Deus expressou o seu amor a nós  nos oferecendo em sacrifício o que Ele tinha de melhor, o seu ÚNICO FILHO.

João 3:16 Porque Deus  amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele  que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Romanos 8:32 Aquele que  nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não  nos dará também com ele todas as coisas?

MAS POR QUE DEUS FEZ ISSO?
Simplesmente para nos dar uma  nova oportunidade de vivermos ao lado dele, pois por causa do pecado de Adão e  Eva, o homem foi expulso da sua presença, foi amaldiçoado e condenado à morte.

Gênesis 3:17-19 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de  tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela;  maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua  vida. Ela te produzirá espinhos e  abrolhos; e comerás das ervas do campo. Do suor do  teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado;  porquanto és pó, e ao pó tornarás.

Gênesis 3:23-24 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden  para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo  lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma  espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore  da vida.


A Bíblia diz que o pecado leva a  morte.

Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado  no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens,  porquanto todos pecaram.

Tiago 1:15-16 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o  pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não vos  enganeis, meus amados irmãos.


A Bíblia diz que quando há o pecado  há a morte, portanto era necessário um sacrifício de morte para que os nossos pecados fossem remidos e não fossemos levados a morte.

Hebreus 9:22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam  com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

Jesus, portanto, deu a sua vida,  derramou o seu sangue, em sacrifício, por causa dos nossos pecados, para que a  morte fosse aniquilada e para que o homem pudesse ser religado a Deus e pudesse  viver ao seu lado eternamente.

Hebreus 9:27-28 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez,  vindo depois o juízo, assim também  Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá  segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

DEUS DEMONSTROU O SEU AMOR a nós  dessa forma e nós COMO DEMONSTRAMOS O NOSSO AMOR A ELE?

Muitos estão banalizando o amor a  Deus e não demonstram o seu amor a Deus no seu dia-a-dia, através das suas atitudes, simplesmente porque  não amam a Deus.

Eu costumo perguntar: SE O HOMEM NÃO  AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS ELE SERÁ SALVO?

A resposta é NÃO!

Deuteronômio 6:5 Amarás,  pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas  as tuas forças.

Mateus 22:36-37 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de  todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

Mateus 10:37-38 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno  de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.


Você leu bem o último versículo? Quem ama o  pai ou a mãe mais do que a Jesus NÃO É DIGNO DELE; e quem ama o filho ou a  filha mais do que a Jesus NÃO É DIGNO DELE.

Não ser digno, significa NÃO MERECE, portanto sem direito a  salvação.

João 14:23-24 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a  minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora,  a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.

ABRA OS SEUS OLHOS E O SEU CORAÇÃO PARA JESUS.


Deus te abençoe.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!