Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Reino dos Céus. Mateus 13

Jesus, no capítulo 13 do Evangelho de Mateus, propôs aos  seus discípulos uma pergunta: Semelhante a que é o Reino dos céus?

E através de parábolas Jesus explicou que o Reino dos Céus é  como um tesouro que foi encontrado pelo homem e que de tão bom e tão desejado,  quem o encontra troca tudo o que tem por esse tesouro:

Mt 13:44 Também o reino  dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e  escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.

Mt. 13:45 Outrossim o reino dos céus é  semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; 46 E, encontrando uma pérola de grande  valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

Mas Jesus também ensinou que o Reino dos Céus será o momento da  justiça de Deus, o momento da separação daqueles que abdicaram dos tesouros terrenos e  que desejaram e buscaram o maior tesouro, que é Deus:

Mt 13:36 Então, tendo  despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos,  dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele, respondendo, disse: O que  semeia a boa semente, é o Filho do homem; 38 O campo é o mundo; e a boa semente  são os filhos do reino, e o joio são os filhos do maligno; 39 O inimigo, que  o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 40 Assim como o  joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. 41 Mandará o  Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo,  e os que cometem iniquidade. 42 E lançá-los-ão  na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. 43 Então os  justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para  ouvir, ouça.
 
Mt 13:47 Igualmente o  reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a  qualidade de peixes. 48 E, estando cheia, a puxam para a  praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam  fora. 49 Assim será na consumação dos séculos:  Virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, 50 E lançá-los-ão  na fornalha de fogo: ali haverá pranto e ranger de dentes.


Em outra passagem Bíblica, Jesus disse: Mt.  6:21 Porque onde  estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Ter Deus no coração é um fundamento e esse fundamento te ajuda a vencer as tentações e a suportar as lutas desse mundo, não negando a Cristo através das suas atitudes.

Qual tem sido o teu tesouro? Porque é aí que está o teu coração.

O que tem sido mais importante para você, Deus ou o que você tem conquistado  ou quer conquistar nesse mundo?
 
Não seja como os Judeus na época em que Jesus foi crucificado, pois eles ouviram a mesma mensagem que você ouve hoje e não deram importância  a ela, desprezando-a e não a quiseram seguir. Mt. 13:15 Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com o ouvido, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.
 
Quando a rede for lançada em qual dos cestos você estará (Mt.13:47-50)?
 
Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!