Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Os cuidados de Deus. Atos 12:1-11

Nesta quinta-feira passada, logo após o culto, ainda na igreja, eu conversava com alguns irmãos sobre os cuidados de Deus nas nossas vidas  e me lembrei da passagem em que Pedro estava encarcerado e de como Deus se  manifestou a ele:

Atos  12:1 Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que  pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, 2 e mandou  matar à espada Tiago, irmão de João. 3 Vendo que  isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro, durante a festa  dos pães sem fermento. 4 Tendo-o  prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro  escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento  público depois da Páscoa. 5 Pedro, então,  ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. 6 Na noite anterior ao dia em que  Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois  soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere. 7 Repentinamente apareceu um anjo do  Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou.  "Depressa, levante-se! ", disse ele. Então as algemas caíram dos  punhos de Pedro. 8 O anjo lhe  disse: "Vista-se e calce as sandálias". E Pedro assim fez. Disse-lhe  ainda o anjo: "Ponha a capa e siga-me". 9 E, saindo,  Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo  lhe parecia uma visão. 10 Passaram a  primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a  cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído,  caminharam ao longo de uma rua, e de repente, o anjo o deixou. 11 Então Pedro caiu em si e disse:  "Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me  libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava".

No versículo 5 vemos algo que foi essencial  para que a providência de Deus acontecesse a Pedro: A ORAÇÃO INCESSANTE DA IGREJA. At.  12:5 ... mas a igreja orava intensamente a  Deus por ele.

Deus então se manifestou a Pedro de forma tão sobrenatural, através de um anjo, que Pedro não conseguia entender o que estava acontecendo, pois ele ficou meio que extasiado naquele momento,  ao ponto do anjo de Deus ter que instruí-lo em coisas tão básicas, como: levanta-te,  vista-se, calce as sandálias, ponha a capa, siga-me. (At. 12:7-8).

E Pedro não sabia se o que acontecia era real ou  não. At. 12:9 E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o  que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão.

Mas Pedro, após ter sido libertado da prisão, pode dizer: At. 12:11 Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, sem nenhuma dúvida,  que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o  que o povo judeu esperava".

Como é bom saber, que quando necessário, Deus nos orienta no  mínimos detalhes, para alcançarmos as suas bênçãos, mesmo que as vezes não  estejamos entendendo o que está acontecendo.

Então nos momentos de lutas, sempre obedeça a Deus, mesmo parecendo ser algo irreal, pois nem sempre você compreenderá os caminhos que  Deus usa para te abençoar.

Saiba que Deus sempre honrará a tua fidelidade  e então, uma vez abençoado, você entenderá que as tuas atitudes de fé, por mais difíceis que tenham sido praticá-las, na verdade  era o Senhor  cuidando de você, mesmo sem você entender. 
 
Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!