Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Seja um conquistador como Josué. Hebreus 11:30

Quando penso na vida de Josué, não posso deixar de observar  algumas coisas que gostaria de compartilhar com você que lê essa mensagem:

Josué tinha cerca de 45 anos de idade quando o povo de Israel chegou à cidade de Cades-Barnéia, após saírem  do Egito, e foi dessa cidade que ele foi enviado  para espiar a terra prometida por 40 dias com mais onze espias.

Após 40 dias espionando a terra eles puderam conhecer e observar  as seguintes características daquela região (Nm. 13:27-33):

• A terra manava leite e  mel;
• O povo que  habitava na terra era poderoso;
• As cidades eram fortes e mui grandes;
• O povo era mais forte do que eles;
• Os homens eram de grande estatura;
• Os homens eram gigantes;
• Aos olhos deles, o povo de Israel era como  gafanhotos
.

Como você pôde observar, o relato dos espiais foi bastante  realista, ou seja, demostrava a realidade natural daquela situação.

Dez dos doze espiais disseram que eles seriam destruídos se tentassem  conquistar aquelas terras. Nm 14:3 E por que nos  traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e  nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? 4 E diziam uns  aos outros: Levantemos um capitão e voltemos ao Egito.

Mas Josué sabia que o Deus de Israel não era um Deus natural e ele insistiu para que o povo de Israel não olhasse  para o natural, mas sim para as promessas de Deus. Nm  14:6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de  Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. 7 E falaram a toda a congregação dos  filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra  muito boa. 8 Se o SENHOR  se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana  leite e mel. 9 Tão-somente não  sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo desta terra, porquanto são  eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os  temais.

Por causa da sedição do povo e por terem dado ouvidos aos dez espias, o povo de Israel foi condenado por Deus a vagar pelo deserto por 40 anos.

Aos 85 anos de idade Josué foi chamado por Deus para liderar o  povo de Israel para conquistar a terra que deveriam ter conquistado há 38 anos  atrás. Js. 1:2 Moisés, meu servo, é morto;  levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu  dou aos filhos de Israel.

Fico imaginando o “frio na barriga” que deu em Josué, pois ser o  sucessor de Moisés não era uma tarefa fácil, pois Moisés tinha grande intimidade e autoridade de Deus.

Mas Deus disse algumas palavras, que com certeza motivaram de forma tremenda a Josué e eu queria destacar essas palavras para que você se sinta um Josué, um  conquistador, direcionado e dirigido por Deus, pois nas suas lutas ninguém  poderá te resistir (Leia Josué 1:6-9):

• Esforça-te e tenha bom ânimo;
• Tenha o cuidado de fazer tudo conforme Deus te ordenou;
• Não te desvies da Palavra de Deus, nem para a  direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer  que andares;
• Não se aparte da tua boca a Palavra de Deus; antes,  medita nela dia e noite,  para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o quanto está escrito;
• Não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR,  teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

Seja fiel como Josué foi e conquiste as  bênçãos que Deus já te prometeu.


Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!