Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Esforça-te e Trabalhe (Ageu 2:4)

Ageu 2:4-6 Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos, segundo o pacto que fiz convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habita no meio de vós; não temais. Pois assim diz o Senhor dos exércitos; ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca.

Observamos no texto bíblico acima, a clara intenção de Deus em demonstrar que Ele tem autoridade e que está preparado para nos guardar e nos proteger.

Deus também enfatiza que a nossa postura deve ser de mantermos a fé e não termos medo, porque Ele nos ajudará:

Ageu 2:5 segundo o pacto que fiz convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habita no meio de vós; NÃO TEMAIS.

Outra orientação que Deus nos dá, está no versículo 4, que é para nós nos esforçarmos e para trabalharmos, porque Ele está conosco.

Ageu 2:4 Ora, pois, ESFORÇA-TE, Zorobabel, diz o Senhor, e ESFORÇA-TE, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e ESFORÇAI-VOS, todo o povo da terra, diz o Senhor, e TRABALHAI.

Muitos querem alcançar as bênçãos de Deus sem ao menos buscar, ou lutar ou se esforçar.

Acham que Deus tem obrigação de ajudar e muitas vezes agem COMO SE DEUS FOSSE O SERVO E NÃO O SENHOR.

Não se esqueça de que Deus prometeu que iria dar a terra de Canaã por possessão para o povo de Israel:

Deuteronômio 34:4 E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: e a tua descendência a darei.

Mas quando eles chegaram à terra prometida não foi fácil, existiam nações naquelas terras e o povo de Israel teve que lutar para conquistá-las, começando por Jericó.

Deus sempre esteve na frente da batalha, orientando, protegendo e trazendo a vitória, como verdadeiro Senhor dos exércitos que Ele é, mas O POVO TEVE QUE LUTAR

SE ESFORCE, OBEDEÇA, TENHA FÉ E TRABALHE para que a bênção, que já foi prometida por Deus a você, chegue.

Não desanime e busque sempre a orientação, a proteção, o discernimento e a vitória de Deus, pois em Cristo Jesus somos mais do que vencedores (Romanos 8:37).

O Senhor dos exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Salmos 46:7.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins