Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Salário do Pecado. Romanos 6:23

Como temos abordado constantemente na igreja, a decisão do  homem de pecar é dele mesmo e não de satanás, como muitos acreditam.

O homem peca porque simplesmente decide pecar, independente  das ciladas, mentiras, enganos que satanás coloca na sua frente.

Foi assim no princípio, no pecado original de Adão e Eva, ambos pecaram porque não deram ouvidos às ordens de Deus e deram ouvidos a ação motivadora de satanás e essa desobediência  afetou toda a  humanidade.

Deus disse ao homem:

Gn. 2:16 Ordenou o  Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore  do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela  comeres, certamente morrerás.

Apesar das ordens de Deus, Adão e Eva deram ouvidos a serpente e  deixaram brotar no seu coração toda a sorte de desejos demoníacos: Comer porque  era agradável aos olhos, comer porque daria entendimento, comer porque se  tornariam iguais a Deus.
Gn. 3:5 Porque Deus  sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis  como Deus, conhecendo o bem e o mal. 6 Então, vendo  a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore  desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido,  e ele também comeu.

Eva sabia e declarou claramente para a serpente as ordens de Deus e as consequências  da eventual desobediência e mesmo assim pecou:
 Gn 3:2 Respondeu a  mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto  da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele  tocareis, para que não morrais.

Quando Deus apareceu a Adão e Eva perguntando o que eles tinham feito, eles  começaram a apresentar desculpas.

Adão culpou Deus pelo pecado, dizendo que a mulher que Deus lhe  tinha dado o fez pecar: Gn 3:12 Ao que  respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu  comi.

Eva culpou a serpente pelo pecado: Gn. 3:13 Perguntou o Senhor Deus à mulher:  Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.

Essas desculpas já foram uma grande evidência que o homem havia  perdido a sua inocência, pois apesar de saberem claramente os juízos de Deus  sobre o pecado, que seria a morte, eles procuraram encobrir os seus erros, imputando-os  a outros.

E o resultado de tudo isso você já sabe, foi a maldição e a morte,  como sentenças de Deus para toda a humanidade, pois os juízos de Deus são justos e para Deus não há desculpa que justifique o pecado:

Gn. 3:17  E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de  tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela;  maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua  vida.


Gn. 3:19 Do suor do  teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado;  porquanto és pó, e ao pó tornarás.

Jesus morreu na cruz para que pudéssemos ser livres dessa maldição  e da morte.

Jesus morreu para nos colocar diante de Deus novamente, livres do  pecado, portanto a morte não tem mais autoridade sobre nós. 1Co. 15:54 Mas, quando isto que é corruptível  se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da  imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte  na vitória. 55 Onde está, ó  morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

Mas para que o sacrifício de Jesus tenha efeito sobre a sua vida, Deus  requer de você obediência e que você vença o tentador (satanás), pois ele continua agindo da  mesma forma que agiu na época de Adão e Eva, mentindo e tentando  influenciar os Cristãos.

Não se deixe corromper, vença o pecado e receba de Deus a  recompensa da sua fidelidade, que é a presença dEle na sua vida neste mundo, te guardando, te protegendo,  cuidando de você e te dando a vida eterna muito em breve.

Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pr. Val Martins
Enviar Indique a leitura desta mensagem para um amigo!