Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

As Grandes Tempestades da Vida (Mateus 8:23-27)

Todos nós, em algum momento, passamos ou passaremos situações difíceis nas nossas vidas, afinal o próprio Jesus disse:

João 16:33 ... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Portando, se o próprio Jesus disse que nós teríamos aflições neste mundo, então, devemos aprender a lidar com elas, para que TODAS ELAS SE TORNEM EM VITÓRIAS E NÃO TENHAM O EFEITO CONTRÁRIO E ESMOREÇAM A NOSSA FÉ, para que através dessas vitórias o NOME DE DEUS SEJA GLORIFICADO.

Em primeiro lugar eu gostaria de te lembrar que a sua vitória sempre dependerá de Jesus:

1 Coríntios 15:57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

João 15:5 Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.

Em segundo lugar, eu gostaria que você lesse o texto abaixo:

Mateus 8:
23 Jesus entrou no barco e os seus discípulos o seguiram.
24 E eis que levantou-se no mar uma grande tempestade, de modo que as ondas cobriam o barco. Jesus, porém, estava dormindo.
25 Mas os discípulos foram acordá-lo, dizendo: — Senhor, salve-nos! Estamos perecendo!
26 Então Jesus perguntou: — Por que vocês são tão medrosos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e tudo ficou bem calmo.
27 E aqueles homens ficaram admirados, dizendo: — Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Nos versículos acima, Jesus nos ensinou coisas tremendamente importantes e eu gostaria de destacar algumas delas:

- Mesmo Jesus fazendo parte da sua vida (estando Ele no barco), algumas vezes as dificuldades e lutas (tempestades) virão sobre você.

Mateus 8:23 Jesus entrou no barco e os seus discípulos o seguiram.

- Algumas vezes você poderá sentir que Jesus não está atento à sua luta ou dificuldade, mas muito pelo contrário, Jesus sempre estará atento à sua luta e muitas vezes observando quais serão as suas atitudes em relação a elas.

Mateus 8:24 E eis que levantou-se no mar uma grande tempestade, de modo que as ondas cobriam o barco. Jesus, porém, estava dormindo.

- Algumas vezes a sua reação será de buscar a ajuda de Jesus, em desespero, as vezes dizendo que você não aguenta mais o sofrimento da luta ou dizendo: "Senhor me socorre, senão eu vou perecer", como os discípulos fizeram no barco.

Mateus 8:25 Mas os discípulos foram acordá-lo, dizendo: — Senhor, salve-nos! Estamos perecendo!

- Mas a atitude correta, no momento de luta, não é se desesperar, mas acreditar que Jesus está no barco, portanto, nada de ruim poderá te acontecer, porque Deus tem sempre o melhor para você.

Jesus repreendeu severamente aqueles homens, chamando-os de HOMENS DE PEQUENA FÉ, porque eles não acreditaram que Ele não os deixaria perecer, simplesmente, porque Ele estava no barco, assim COMO ELE ESTÁ NA SUA VIDA.

Mateus 8:26 Então Jesus perguntou: — Por que vocês são tão medrosos, homens de pequena fé?

- Acredite, Jesus repreende o seu inimigo todas as vezes que for necessário, transformando as suas lutas em vitórias, porque Jesus é quem tem autoridade sobre a sua vida e não satanás.

Mateus 8:26 ... E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e tudo ficou bem calmo.

- Maravilhe-se, então em Jesus, pois é Ele quem pode tudo, é Ele quem tem todo o poder no céu e na terra, para ordenar a sua bênção.

Mateus 8:27 E aqueles homens ficaram admirados, dizendo: — Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Portanto, não seja chamado por Jesus de homem ou mulher de pequena fé.

Não busque a ajuda de Deus por desespero, mas busque a ajuda de Deus por acreditar QUE NADA QUE NÃO ESTEJA NO CORAÇÃO DE DEUS PODERÁ TE ACONTECER, afinal, ELE É A AUTORIDADE SOBRE A SUA VIDA.

Exerça a sua fé não somente em palavras, mas em atitudes, para que Deus te honre com as suas bênçãos e vitórias.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins