Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

ESTUDOS BÍBLICOS

Qual é o Significado do Batismo nas Águas? (Marcos 16:16)

O Batismo nas Águas é uma festa espiritual para aqueles que descem as águas e deveria ser um momento de reflexão para todos aqueles que já o fizeram e assistem esse evento maravilhoso.

O Batismo nas Águas é uma ordenança de Jesus Cristo e deve ser obedecida por todos os Cristãos.

Mateus 3:14-15 Mas João se recusava, justificando: Sou eu quem precisa ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, entretanto, declarou: Deixe assim, por enquanto; pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça. E João concordou.

Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

A palavra BATISMO vem do grego Baptismu, que significa IMERSÃO.

A forma Bíblica de se batizar é por imersão, como a própria origem da palavra diz: IMERSÃO.

Não encontramos na Bíblia outra forma de batismo que não seja por imersão.

O Batismo nas Águas marca o ingresso do homem na igreja Cristã e evidencia a sua fé e a sua decisão, já tomada anteriormente, de ser fiel a Deus e de seguir a Jesus Cristo.

No Batismo nas Águas encontramos os símbolos  fundamentais dos Evangelhos, ou seja, simboliza a MORTE, SEPULTAMENTO E RESSURREIÇÃO daqueles que se convertem a Jesus.

Ao ser deitado de costas na água, a pessoa testemunha publicamente que ela está morta para o pecado e para o mundo, ou seja, morreu a velha natureza e a velha criatura.

João 3:3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Ao se levantar da água, a pessoa testemunha publicamente que agora vive uma nova vida, ressuscitou para Cristo!

As novas  atitudes, pensamentos e palavras das pessoas que se batizam devem evidenciar a sua regeneração.

Colossenses 2:12 Tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

O batismo isoladamente não substitui a verdadeira conversão e isoladamente não dá o direito a salvação.

A salvação vem pela graça de Deus, vem por aceitarmos sacrifício de Jesus na cruz, pela entrega das nossas vidas a Jesus e pela nossa fidelidade a Ele.

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

Quem pode se batizar, segundo a Bíblia:

Para uma pessoa se batizar, é necessário que ela tenha tido pelo menos as seguintes experiências:

• CRER QUE JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS e que Ele veio ao mundo para a remissão dos nossos pecados, através do seu sacrifício.

• ACEITAR A JESUS COMO O SEU SENHOR E SALVADOR:

Romanos 10:9-10 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

• SE ARREPENDER DOS PECADOS:

Atos dos Apóstolos 2:38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

O verdadeiro arrependimento é aquele em que a pessoa não deseja praticar mais determinadas atitudes.

Não existe VERDADEIRO ARREPENDIMENTO no sentimento originado pelas consequências de uma punição de uma atitude errada.

Exemplo: Uma pessoa mata a outra e é presa, então ela diz: “Estou arrependido porque se eu não tivesse matado eu não estaria aqui”.

Entendemos, então, que se ela não estivesse presa, ela não teria se arrependido.

• PEDIR PERDÃO DOS PECADOS:

1 João 1:9-10 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

• SE CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS:

Este é o processo mais profundo que deve acontecer com aqueles que entregam a sua vida a Jesus.

Tem que haver mudanças de atitudes, mudanças de pensamentos e mudanças de palavras.

Entregar a vida a Jesus pressupõe mudanças que vão demonstrar publicamente o  arrependimento das coisas passadas (dos pecados) e vão demostrar que a pessoa verdadeiramente é uma nova criatura.

2 Coríntios 5:17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Pastor Val Martins