Em diversos locais da Bíblia encontramos exemplos do poder da intercessão:
Números 11:2 Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao SENHOR, e o fogo se apagou.
João 4:47 Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galileia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.
Mateus 8:5-6 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
Marcos 2:4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
A palavra INTERCEDER significa: Pedir por alguém (a outrem), servir de intermediário.
Quando você ora em favor de alguém, na verdade, você está intercedendo a Jesus por ela e a Bíblia nos ensina a orar uns pelos outros e que a oração de um justo pode muito em seus efeitos.
Tiago 5:16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Devemos interceder, porque muitas vezes as pessoas não têm forças espirituais ou fé para buscar a Deus ou porque alguém que ainda não conhece a Cristo precisa do poder de Deus.
A santidade de Deus o impede de abençoar aquele que é infiel, então Ele se usa da intercessão de um justo (justificado por Cristo) para livrar, proteger, abençoar aquele que ainda está iludido e enganado pelas coisas desse mundo.
Em diversos versículos da Bíblia, onde houve a intercessão, Deus respondeu com milagres e quantas vezes esses milagres edificaram e fizeram converter diversas pessoas.
Portanto, não julgue as vidas que estão ao seu redor, muitas vezes condenando-as a destruição ou justificando as suas desgraças aos seus pecados (embora muitas vezes seja verdade).
Peça que Deus faça um milagre, que livre essas pessoas do mal, para que o nome de Jesus seja glorificado e quem sabe uma vida se converta a Cristo por causa do milagre que Ele fez, por causa da sua oração.
Pastor Val Martins