Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Vamos à Casa do SENHOR? (Salmos 122:1)

Ir à casa de Deus, parece ser uma atitude simples e prazerosa, mas para muitas pessoas estar na igreja é uma atividade difícil e rotineira.

Eu sempre digo que ir à igreja é um privilégio que muitas pessoas não têm, como os doentes, os encarcerados, os que trabalham nos horários de culto, aqueles que moram distantes de uma igreja, entre outros exemplos.

Ao mesmo tempo, algumas pessoas que podem estar na igreja desprezam essa oportunidade dada por Deus, para cultuá-lo, para adorá-lo, para conversar com Ele, para receber dele unção e poder e dons do Espírito Santo, e para serem ensinadas por Ele.

Quantas coisas maravilhosas relatamos acima do que Deus pode nos proporcionar durante um culto ou durante uma reunião na igreja.

Mas nem todos enxergam dessa forma, talvez porque não achem que seja importante adorar e cultuar à Deus ou porque não se importam em receber coisas espirituais de Deus, que segundo a própria Palavra de Deus, a traça e a ferrugem não corroem.

Mateus 6:
19 Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
20 mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam.

Certa vez Deus disse a Salomão o que Ele faria quando o seu povo se apresentasse no templo:

2 Crônicas 7:
12 De noite, o SENHOR apareceu a Salomão e lhe disse: — Ouvi a sua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício.
15 Os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos estarão atentos à oração que se fizer neste lugar.
16 Porque escolhi e santifiquei este templo, para que nele esteja o meu nome para sempre; os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.

Deus estava prometendo a Salomão que Ele estaria atento a tudo aquilo que acontecesse no templo (igreja), que havia sido consagrado a Ele.

Esse já seria um grande, enorme motivo, para as pessoas se motivarem a ir à igreja, pois Deus está atento a tudo o que acontece lá.

Em outra passagem Bíblica, Jesus se apresenta ao apóstolo João andando no meio das igrejas:

Apocalipse 1:
12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, ao me voltar, vi sete candelabros de ouro
13 e, no meio dos candelabros, um semelhante a um filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com um cinto de ouro.
16 Na mão direita ele tinha sete estrelas, e da sua boca saía uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
20 Quanto ao mistério das sete estrelas que você viu na minha mão direita e quanto aos sete candelabros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.

Jesus é o Senhor da igreja, portanto Ele cuida e dirige a igreja e não podemos concordar e aceitar que algumas pessoas sintam enfado ou desânimo quando têm que ir à igreja, muitas vezes, se tornando um sacrifício ou algo que é feito contra a sua vontade.

Essas pessoas, com certeza, têm muita dificuldade em sentir a presença de Deus e são frias espiritualmente e trocam Deus por qualquer situação que lhe apareça na frente e que lhe seja “agradável à sua carne”.

Não se engane, porque Deus conhece todos os corações e todos os pensamentos, portanto Ele sabe muito bem se estamos sendo verdadeiros adoradores, que o adoram em espírito e em verdade.

Sempre quem perde com o desprezo à Deus, não é Deus, mas sim quem o está praticando.

Deus deve ser sempre a sua prioridade, estar sempre em primeiro lugar.

Deus nunca aceitou que o seu povo o colocasse em segundo plano, o que na verdade é rejeitar à Deus.

Deus nunca aceitou a adoração e o culto que não fosse verdadeiro e que não fosse o melhor do seu povo.

Quando o povo de Israel levava um animal para ser sacrificado à Deus, este não podia ter defeito e deveria ser o primogênito, senão o sacrifício perdia a validade.

Se o seu culto não for o melhor para Deus, ele não será recebido.

Gênesis 4:
3 Aconteceu que, ao fim de um certo tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O SENHOR se agradou de Abel e de sua oferta,
5 mas de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim ficou muito irritado e fechou a cara.

Para Deus, os rituais, por si só, nada representam.

Isaías 1:
12 Quando comparecem diante de mim, quem requereu de vocês esse pisotear dos meus átrios?
16 Lavem-se e purifiquem-se! Tirem da minha presença a maldade dos seus atos; parem de fazer o mal!

Busque em Deus sentir prazer e alegria nas coisas de dele.

Lembre-se que só ir à igreja não basta, vá para cultuar e adorar ao único Deus e a seu Filho amado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Aproveite as oportunidades que você tem hoje, antes que elas se cessem.

Salmos 84:10 Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus a permanecer nas tendas da perversidade.

Que o seu sentimento seja o mesmo sentimento de Davi, quando ele escreveu: Salmos 122:1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins