Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Deus de Todos os Momentos e de Todas as Circunstâncias (1 Reis 20:28)

Certa vez o rei de Israel Acabe, foi motivado por Deus para lutar contra o rei da Síria Ben-Hadade, o qual estava reunido com mais trinta e dois reis nos arredores de Samaria.

Deus disse ao rei Acabe: 1 Reis 20:13 Eis que um profeta foi até Acabe, rei de Israel, e lhe disse: — Assim diz o SENHOR: Você viu toda esta grande multidão? Eis que hoje a entregarei nas suas mãos, e você saberá que eu sou o SENHOR.

Então, o rei Acabe atacou o acampamento desses reis, onde muitos soldados inimigos foram mortos, entretanto, o rei da Síria Ben-Hadade, juntamente com alguns soldados, fugiu para o seu país.

1 Reis 20:20-21 e cada um matou o homem contra quem lutava. Os sírios fugiram, e Israel os perseguiu. Porém Ben-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, com alguns cavaleiros. O rei de Israel saiu e destroçou os cavalos e os carros de guerra dos sírios, impondo-lhes grande derrota.

Os conselheiros do rei da Síria, então, disseram a Ben-Hadade que eles foram derrotados porque o Deus de Israel era o Deus dos montes e que o rei Ben-Hadade deveria atacar novamente a Israel, mas agora a batalha deveria acontecer nos vales, pois o Deus de Israel não era Deus dos vales também.

1 Reis 20:23 Os servos do rei da Síria lhe disseram: — Os deuses deles são deuses dos montes, e por isso eles foram mais fortes do que nós. Mas vamos lutar contra eles na planície, e, por certo, seremos mais fortes do que eles.

Então, Deus disse a Acabe, rei de Israel, que os sírios atacariam novamente o povo de Israel e porque eles disseram que o Deus de Israel era apenas Deus dos montes e não Deus dos vales, eles seriam derrotados novamente.

1 Reis 20:28 Um homem de Deus se aproximou e foi falar com o rei de Israel, dizendo: — Assim diz o SENHOR: Porque os sírios disseram que o SENHOR é deus dos montes e não dos vales, entregarei toda esta grande multidão nas suas mãos, e assim vocês saberão que eu sou o SENHOR.

Conforme você leu, O NOSSO DEUS NÃO É DEUS DE APENAS ALGUMAS CIRCUNSTÂNCIAS OU DE APENAS ALGUNS MOMENTOS OU DE APENAS ALGUMAS COISAS, O NOSSO DEUS É O DEUS TODO-PODEROSO, que não se cansa, nem se fatiga e que jamais perdeu uma batalha, pois Ele é o Senhor dos exércitos.

Isaías 40:28 Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? A sabedoria dele é insondável.

O nosso Deus é um Deus presente em todos os momentos das nossas vidas, nos momentos de alegria e de paz e nos momentos de tristeza e de lutas, sempre desejando nos dar o melhor dele.

Algumas vezes para alcançarmos o melhor dele, temos que passar por situações que não são agradáveis, mas, nós não podemos nos esquecer que a intenção de Deus será sempre de nos abençoar.

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o SENHOR. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.

Deus nunca vai te abandonar, nas suas lutas nos vales ou nos montes, Deus sempre estará lá, pronto, para através de uma atitude ou palavra de fé exercida por você, desbaratar a seu inimigo, e o seu inimigo, pelo poder de Deus, fugirá de você, desesperado, por sete caminhos.

Deuteronômio 28:7 — O SENHOR fará com que os inimigos que se levantarem contra vocês sejam derrotados na presença de vocês; eles virão contra vocês por um caminho, mas fugirão da presença de vocês por sete caminhos.

CREIA E SE ALEGRE NISSO!

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins