Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Santo de Israel (2 Reis 19:22)

Deus, em diversas passagens Bíblicas, se autoproclamou como “O SANTO DE ISRAEL”.

2 Reis 19:22 A quem você afrontou e de quem blasfemou? E contra quem você levantou a voz e ergueu os olhos com arrogância? Contra o Santo de Israel.

A palavra SANTO é originaria do hebraico “kadosh” e do grego “hagios” e significa "SEPARADO".

Tal nome dado por Deus a Ele mesmo tem um fundamento, pois define a AUSÊNCIA TOTAL DE PECADO, A AUSÊNCIA TOTAL DE MALDADE, A AUSÊNCIA TOTAL DE INJUSTIÇA, ou seja, a separação completa de Deus de qualquer forma malignidade.

Isaías foi o profeta que mais utilizou esse termo na Bíblia para designar Deus, foram cerca de 25 vezes e faz sentido, pois Isaías foi o profeta que profetizou Jesus com maiores detalhes e com maior clareza, e ele fez isso cerca de 700 anos antes de Jesus nascer.

O nome “SANTO DE ISRAEL” tem um significado mais profundo do que talvez você possa imaginar, pois Deus demonstrou veementemente a sua vontade de que o seu povo buscasse ter essa mesma característica, simplesmente porque Deus é o nosso pai e Ele é santo.

Insistentemente, Deus tem convocado o seu povo para se santificar e como você sabe, a Palavra de Deus é lei, portanto não podemos nos negar a cumprir tal ordem.

Levítico 19:2 — Fale a toda a congregação dos filhos de Israel e diga-lhes: Sejam santos, porque eu, o SENHOR, o Deus de vocês, sou santo.

Levítico 20:7 Portanto, santifiquem-se e sejam santos, pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.

O sangue de Jesus, derramado na cruz, nos garantiu o direito de termos comunhão plena com Deus, como Adão e Eva tinham antes do pecado, pois o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado.

1 João 1:7 Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Jamais teremos comunhão com Deus sem recebermos Jesus como Nosso Senhor e Salvador.

Assim como, jamais teremos comunhão com Deus sem a SANTIFICAÇÃO (SEPARAÇÃO) do pecado e da injustiça.

Hebreus 12:14 Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Se SEPARAR, como a própria palavra diz, significa NÃO PARTICIPAR daquilo que Deus condenou, pois quem desobedece a Deus, está sendo rebelde contra o próprio Deus e a rebeldia Deus abomina, tanto é, que o diabo e um terço dos anjos do céu, um dia, foram condenados e expulsos definitivamente da presença de Deus por causa da rebeldia.

1 João 3:4 Todo o que vive habitualmente em pecado também vive em rebeldia contra a lei, pois o pecado é rebeldia contra a lei.

1 Samuel 15:23 Porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e o culto a ídolos do lar. Por você ter rejeitado a palavra do SENHOR, também ele o rejeitou como rei.

Portanto, se você deseja ter comunhão com Deus e ouvir a sua voz durante as suas orações, se SEPARE (santifique) para Deus.

Busque as coisas santas, pois elas agradam a Deus e despreze completamente as coisas profanas, mundanas, que te AFASTAM de Deus.

Lembre-se sempre do versículo: Hebreus 12:14 ... busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

SEM SANTIFICAÇÃO, NINGUÉM VERÁ A DEUS!

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins