Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

A Vitória Que Vence o Mundo (1 João 5:4)

1 João 5:5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

A Palavra de Deus é clara, quando diz que a nossa vitória está em Jesus Cristo, o filho de Deus.

O filho de Deus tem a autoridade máxima sobre tudo, portanto, se você crê no filho de Deus, você também crê na sua autoridade e no seu poder.

Mateus 28:18 Então, Jesus aproximando-se deles lhes assegurou: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

Sabemos que vivemos neste mundo numa jornada e que nessa jornada temos que provar a nossa fé e a nossa perseverança em Jesus Cristo, para alcançarmos as vitórias para as nossas lutas, bem como a salvação no dia derradeiro.

1 João 5:4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

O apóstolo João em 1 João 5:4, disse:

QUE A NOSSA VITÓRIA ESTÁ CONDICIONADA EM NASCERMOS DE DEUS (porque todo o que é nascido de Deus ...)

Nascer de Deus significa receber Jesus como o seu Senhor e Salvador, pois o sacrifício de Jesus somente tem validade para aqueles que o receberem.

João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.

1 João 5:1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido.

QUE TEMOS QUE VENCER O MUNDO (...vence o mundo...)

Não é possível vivermos em santificação e em obediência a Deus e seguirmos os preceitos e valores do mundo, pois segundo a Palavra de Deus "ESTE MUNDO JAZ NO MALIGNO".

1 João 5:19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

QUE É A FÉ QUE VENCE O MUNDO (...e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé)

Ter fé significa acreditar naquilo que se espera e naquilo que ainda não se vê.

Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver.

QUEM AMA A DEUS OBEDECE À PALAVRA DE DEUS, e essa é a forma mais clara e natural de identificar se você realmente ama a Deus, pois conforme diz a Bíblia em diversos versículos: Se você ama a Deus, você obedece a sua Palavra.

1 João 5:2 Desta maneira, sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos.

O próprio filho de Deus, Jesus, disse: João 14:15 Se vós me amais, obedecereis aos meus mandamentos...

Não se engane com as ilusões deste mundo, ou com a sua sabedoria ou com a sua força, pois a nossa vitória SEMPRE dependerá de Jesus, pois Ele é o único que pode nos garantir a bênção e a paz duradoura da bênção.

1 João 5:
14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

Nunca se esqueça que o diabo anda ao nosso derredor, rugindo como um leão, procurando a quem ele possa tragar e tirar da presença de Deus.

1 Pedro 5:8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

Quantas vezes temos visto, o engano e a mentira, tomando conta de pessoas que já tiveram grandes experiências com Deus e hoje estão infelizes, perdidas e afundadas no seu pecado, confirmando aquilo que diz a Palavra de Deus: O SEU ESTADO É MUITO PIOR DO QUE O PRIMEIRO.

2 Pedro 2:
20 Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, o seu último estado se tornou pior do que o primeiro.
21 Pois teria sido melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltar atrás e se afastar do santo mandamento que lhes havia sido dado.
22 Com eles aconteceu o que diz certo provérbio muito verdadeiro: “O cão volta ao seu próprio vômito.” E: “A porca lavada volta a rolar na lama.”

Portanto, NUNCA deixe o engano e a mentira tomar conta da sua vida, para que O SEU ESTADO AMANHÃ SEJA MUITO MELHOR DO QUE É HOJE.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins