Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Ensinarei e Viverei o Caminho Bom e Direito (1 Samuel 12:23)

O profeta Samuel, certa vez, disse ao povo de Israel do seu temor em deixar de ensinar o caminho correto ao povo de Deus:

1 Samuel 12:23 E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.

O temor de Samuel deve ser também o nosso temor.

Devemos seguir o exemplo de Samuel e zelar pelo ensino caminho bom e direito e praticarmos aquilo que falamos.

Logo a seguir Samuel disse: 1 Samuel 12:25 Porém, se perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.

Deus condenou, desde o princípio, a prática do pecado e da desobediência, mas ainda assim, existem pessoas que supostamente entregaram a sua vida a Jesus, e têm aceitado a pratica do pecado e da desobediência no seu meio e no seu lar.

Então, os frutos condenados por Deus, que são os frutos da carne, ficam evidentes e as vezes aparentes:

Gálatas 5:19-21 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

E esses mesmos crentes têm negligenciado os frutos do Espírito, que são:

Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.

A passividade em relação a essas atitudes (pratica das obras da carne e negligência da ação do Espírito) tem gerado pessoas que não são firmes na fé, que não são fiéis a Deus e que têm os lares destruídos, onde há contendas, xingamentos, ofensas e não há paz e muito menos comunhão com Deus.

Os pais Cristãos estão deixando de reprender os seus filhos, quando esses seguem o mau caminho e têm aceitado a prática do pecado e de vícios na sua própria casa, tornando o seu lar num lugar onde Deus não pode abençoar.

Então, os filhos dessas pessoas são desobedientes, são influenciados facilmente por aqueles que estão ao seu redor, frequentando “baladas”, bebendo bebidas alcoólicas, fumando e praticando, muitas vezes, orgias sexuais.

Eles não vão a igreja, não leem a Bíblia, não oram, simplesmente porque os seus pais não estão cumprindo ou não cumpriram um mandamento básico:
 
Provérbios 22:6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

E ensinar o caminho que deve andar, significa andar também por esse caminho.

Não adianta ensinar algo para àqueles que estão ao seu redor, se aqueles que estão ao seu redor, não observam que aquilo que você ensina  é verdade na sua própria vida.

Samuel se preocupava com isso e perguntou ao povo:

1 Samuel 12:3 Eis-me aqui; testificai contra mim perante o SENHOR, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.

E a resposta do povo foi:

1 Samuel 12:4 Então disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém.

Um dia todos nós seremos cobrados por Deus daquilo que Ele colocou nas nossas mãos, nos dando autoridade espiritual sobre: Filhos, parentes, vizinhos, pessoas que deveriam ser edificadas pelas nossas atitudes e pelas nossas palavras e qual será o juízo dele em relação a você?

Leia a Parábola dos Talentos: Mateus 25:14-30.

Em qual dos dois versículos abaixo estará a recompensa de Deus para você?

Mateus 25:23 Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Mateus 25:30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins