Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Não te Detenhas e Não Olhe Para Trás! (Gênesis 19:26)

Uma das mais profundas histórias relatadas na Bíblia é a história da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra.

Porque nos mostra a indignação de Deus em relação ao pecado e o resultado de um povo que subvertia terrivelmente os preceitos de Deus.

Deus não admite o pecado e o resultado do pecado é a destruição e a morte.

Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Em diversos trechos da Bíblia percebemos a mesma indignação de Deus em relação ao pecado, tais como:

Quando Caim matou o seu irmão Abel:

Gênesis 4:10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.

No diluvio na época de Noé:

Gênesis 6:5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. 7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.

Na destruição da cidade de Jericó:

Josué 6:21 E destruíram totalmente, ao fio da espada, tudo quanto havia na cidade, homem e mulher, menino e velho, bois, ovelhas e jumentos.

Nos casos de Sodoma e Gomorra, Deus enviou os seus anjos para destruírem as cidades e eles disseram a Ló:

Gênesis 19:13 porque estamos para destruir completamente este lugar. O clamor que sobe constantemente ao SENHOR contra esse povo é tão grande e maligno que Ele nos enviou para destruir a cidade!”

Mas Deus conhecia o coração de Ló e por ele ser um homem justo, Deus não poderia destruir os pecadores de Sodoma e Gomorra, juntamente com aquele que era fiel a Ele, conforme Deus disse a Abrão.

Gênesis 18:23 E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?

Portanto, enquanto Ló estivesse naquela cidade, Deus não poderia destruí-la:

Gênesis 19:22 Apressa-te, escapa-te para lá; porque nada poderei fazer enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.

Os anjos de Deus foram claros em suas ordens a Ló e a sua família, para que saíssem da cidade, sem nenhuma parada e que não olhassem para trás.

Gênesis 19:17 Quando os tinham tirado para fora, disse um deles: Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te lá para o monte, para que não pereças.

A mulher de Ló desobedeceu as ordens dos anjos de Deus e olhou para trás e se transformou numa estátua de sal.

Gênesis 19:26 Mas a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida em uma estátua de sal.

A DESOBEDIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS AINDA GERA AS MESMAS CONSEQUÊNCIAS NOS NOSSOS DIAS, A DESTRUIÇÃO E A MORTE.

Deus tem te livrado do mal? Então não olhe para trás, onde o pecado, a destruição e a morte faziam parte da sua vida, OLHE PARA FRENTE, onde estão as promessas de Deus e a vida abundante ao lado dele.

Filipenses 3:13-14 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins