Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

A Unção com Óleo (Êxodo; 1 Samuel; Isaías; Tiago)

Encontramos diversos relatos na Bíblia a respeito da unção com óleo e como existe muita “especulação” a respeito dessa ordenança Bíblica, eu gostaria de esclarecer  biblicamente, quando se deve ungir alguém ou algum objeto.

O ato de ungir com óleo simboliza a CONSAGRAÇÃO ou a SANTIFICAÇÃO A DEUS.

Quando ungimos alguém ou algum objeto, na verdade o estamos consagrando a Deus.

Quando consagramos algo a Deus, Deus começa a cuidar daquilo que foi consagrado.

Na consagração é dada autoridade ao Espírito Santo para agir e para envolver aquela pessoa com o seu poder.

LEMBRANDO QUE SOMENTE PODEMOS CONSAGRAR A DEUS AQUILO QUE ESTÁ SOB A NOSSA AUTORIDADE.

NÃO TEM SENTIDO ESPIRITUAL VOCÊ CONSAGRAR A DEUS  AQUILO QUE NÃO TE PERTENCE OU AQUILO QUE VOCÊ NÃO TEM OU NÃO RECEBEU AUTORIDADE.

Encontramos na Bíblia pelo menos cinco exemplos onde Deus ordena ou orienta a unção:

1 - UNÇÃO PARA CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES:

Deus ordenou a Moisés que ungisse a Arão e os seus filhos (sacerdócio perpétuo), antes que eles começassem a trabalhar como sacerdotes.

Êxodo 29:21 Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da unção, e o espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, também seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele.

2 - UNÇÃO PARA CONSAGRAÇÃO DOS REIS:

Deus ordenou a Samuel que ungisse como reis Saul e Davi para que o Espírito Santo pudesse agir na vida deles:

1 Samuel 9:16-17 Amanhã a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por príncipe sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo das mãos dos filisteus; porque atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim. Quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe disse: Eis o homem de quem eu já te falara. Este dominará sobre o meu povo.

1 Samuel 10:1 Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lhe derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?

1 Samuel 16:1 ... Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei.

1 Samuel 16:13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

Zadoque ungiu a Salomão como rei:

1 Reis 1:39 E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!

3 - UNÇÃO PARA CURAR OS ENFERMOS:

Deus orientou que os doentes fossem ungidos para que houvesse a cura e libertação:

Tiago 5:14-15 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Notem que Tiago diz que a ORAÇÃO DA FÉ CURARÁ O DOENTE. A unção representa mais uma vez a CONSAGRAÇÃO A DEUS do doente, ANTES DA CURA.

Marcos 6:13 expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.

4 - UNÇÃO DE OBJETOS:

Deus ordenou Moisés que ungisse os utensílios do templo e também as vestes sacerdotais de Arão, para separá-los e consagrá-los a Deus:

Êxodo 40:9-11 E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo. Ungirás também o altar do holocausto e todos os seus utensílios e consagrarás o altar; e o altar se tornará santíssimo. Então, ungirás a bacia e o seu suporte e a consagrarás.

Discirna e compreenda que quando uma pessoa consagra um objeto a Deus, espiritualmente, ela está dizendo que aquele objeto pertence a Deus, e como tudo  que pertence a Deus é santo, esse objeto não deve ser usado como parte integrante da prática do pecado ou para o pecado.
 
Por exemplo, se alguém consagra a sua casa a Deus, lá não pode haver a prática recorrente do pecado, como bebedices, brigas, xingamentos, festas mundanas, vícios, entre outras coisas.

5 - UNÇÃO PARA LIBERTAÇÃO:

A unção de Deus, a presença do Espírito de Deus, despedaça toda a força do diabo.

Isaías 10:27 E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.

Mas, não se esqueça que é  o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado e não o óleo.

1 João 1:7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

A libertação plena de qualquer pessoa vem pela consagração das suas vidas a Deus, vivendo uma vida de santidade e de fidelidade a Deus.

Todo aquele que é consagrado a Deus tem sobre si o poder da Palavra libertadora de Deus e o poder do Filho de Deus.

João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

TENHA SEMPRE MUITO CUIDADO E CAUTELA ANTES DE UNGIR ALGUÉM,  pois, quando uma pessoa é ungida com óleo, ela está sendo consagrada a Deus e caso essa pessoa tenha problemas espirituais,  esse ato DEVE SER  FEITO COM EXTREMA CAUTELA E SOMENTE COM O DIRECIONAMENTO DO ESPÍRITO SANTO, para que haja uma verdadeira libertação e não seja somente um ato ritualístico que não levará a lugar nenhum, antes trará  mais sofrimento e dor.

Mateus 12:43-45 Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.

Se alguém praticar a unção com óleo em situações que não se enquadrem nos cinco motivos acima, provavelmente, essa pessoa estará cometendo blasfêmia contra Deus.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins