Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Amor (1 Coríntios 13:1-8)

Eu creio que o AMOR é o maior e o mais excelente dos sentimentos que foram criados por Deus para o homem.

Quando AMAMOS expomos a grandeza desse sentimento, o qual confirma o poder da criação de Deus e expõe a nossa semelhança com Deus, pois DEUS É AMOR, e afinal fomos criados a sua imagem e a sua semelhança.

1 João 4:16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.

Gênesis 1:26-27 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

O apóstolo Paulo deu uma das definições mais fortes, precisas e importantes sobre o AMOR:

• É O MAIOR DOS DONS.
• JAMAIS ACABA.
• TUDO SUPORTA.
• É O QUE TEMOS DE MAIOR E DE MELHOR PARA OFERECER.


1 Coríntios 13:1-8 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.

Deus expressou o seu amor a nós nos oferecendo em sacrifício o que Ele tinha de mais precioso, o seu ÚNICO FILHO.

João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Romanos 8:32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?

MAS POR QUE DEUS FEZ ISSO? Como já dissemos, simplesmente porque Ele nos ama e para nos dar uma nova oportunidade de vivermos ao lado dele, pois por causa do pecado de Adão e Eva, o homem foi expulso da sua presença, foi amaldiçoado e condenado à morte.

Gênesis 3:17-19 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.

Gênesis 3:23-24 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.

A BÍBLIA DIZ QUE O PECADO LEVA A MORTE.

Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

Tiago 1:15-16 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos.

A Bíblia diz que quando há o pecado há a morte, portanto era necessário um sacrifício de morte para que os nossos pecados fossem remidos e não fossemos levados a morte.

Hebreus 9:22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

Jesus, portanto, deu a sua vida, derramou o seu sangue, em sacrifício, por causa dos nossos pecados, para que a morte fosse aniquilada e para que o homem pudesse ser religado a Deus e pudesse viver ao seu lado eternamente.

Hebreus 9:27-28 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

DEUS DEMONSTROU O SEU AMOR A NÓS DESSA FORMA e NÓS COMO ESTAMOS DEMONSTRANDO O NOSSO AMOR A ELE?

Muitos estão banalizando o amor a Deus e como consequência não conseguem demonstrar o seu amor a Ele no seu dia-a-dia, através das suas atitudes, simplesmente porque não amam a Deus.

Eu costumo perguntar: SE O HOMEM NÃO AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS ELE SERÁ SALVO?

A resposta é NÃO!

Deuteronômio 6:5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.

Mateus 22:36-37 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

Mateus 10:37-38 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

Você leu bem os versículos acima? Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Jesus NÃO É DIGNO DELE; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Jesus NÃO É DIGNO DELE.

Não ser digno, significa QUE NÃO MERECE, portanto sem direito a salvação.

João 14:23-24 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.

VEM HORA E JÁ CHEGOU A HORA DE AMARMOS E ADORARMOS A DEUS EM ESPÍRITO E VERDADE, POIS SÃO ESTES QUE DEUS  PROCURA.

João 4:23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

ABRA O SEU CORAÇÃO PARA JESUS.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins