Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Simplesmente Porque Deus é Santo (1 Pedro 1:16)

Um dos desejos mais profundos de Deus para a humanidade é que o homem se santifique.

MAS AFINAL O QUE SIGNIFICA SANTIFICAR-SE E COMO FAZER ISSO?

A palavra SANTIFICAÇÃO vem do hebraico "Kadosh" e do grego "Ágios" e significa SEPARADO ou SEPARAÇÃO.

Diferentemente do que muitos imaginam, ser santo não significa um estado de perfeição ou pureza, mas significa um estado de separação ou estar separado para Deus.

E para que haja a verdadeira separação para Deus, o homem precisa eliminar da sua vida as coisas que vão contra a Palavra de Deus e que o afastam de Deus, ou seja, O PECADO.

Estar em santificação ou estar separado para Deus também significa buscar a Deus de forma constante com orações, louvores, adoração, jejuns e obediência, transformando a sua vida em um trono de louvor, adoração e de testemunho ao nosso Deus.

A justificativa que Deus usou para determinar que o povo se santificasse foi extremamente simples e contundente: 1 Pedro 1:16 ...Sede santos, porque eu sou santo.

Então, a nossa justificativa para a santificação deve ser simplesmente: PORQUE DEUS É SANTO.

Deus é o nosso Pai e nós como filhos devemos ser semelhantes a Ele. Devemos imitá-lo, afinal nós fomos criados à sua imagem e a sua semelhança.

Romanos 1:7 A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 11:1 Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.

Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...

Devemos buscar o nosso aperfeiçoamento espiritual, meditando na Palavra de Deus e agindo conforme o caráter de Deus, ou seja, sem pecar e agindo com justiça e misericórdia.

O entendimento da Palavra de Deus nos leva a santificação: João 17:17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.

Na medida em que nós conhecemos mais a Palavra de Deus, mais convicção nós teremos da necessidade de nos santificar e de estarmos cada vez mais cheios do Espírito Santo.

Quando Deus falou em Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Ele claramente está dizendo que sem a separação, o homem NÃO O VERÁ, e isso é muito forte e muitas pessoas não se deram conta disso ainda.

Mateus 7:13-14 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

A porta estreita significa que não é de qualquer jeito que se entra no reino dos céus.

A porta estreita também significa que devemos ter uma vida voltada para Deus e não para o mundo ou para os desejos mundanos.

Mateus 6:33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Deus deve estar sempre em primeiro lugar em nossas vidas, ISSO É SANTIFICAÇÃO.

O desejo de Deus de que as pessoas se santifiquem é tão forte, que Ele quando definiu as vestes sacerdotais, determinou que na testa dos sacerdotes fosse colocada uma lâmina de ouro puro com a inscrição: SANTIDADE AO SENHOR.

Êxodo 28:36-38 Faça também uma lâmina de ouro puro e grave nela à maneira de gravuras de sinetes as seguintes palavras: “Santidade ao SENHOR”. Amarre essa lâmina com um cordão de pano azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará. 38 E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade concernente às coisas santas que os filhos de Israel consagrarem em todas as ofertas de suas coisas santas. Essa lâmina sempre estará sobre a testa de Arão, para que eles sejam aceitos diante do SENHOR.

SANTIFIQUE-SE PARA QUE DEUS FAÇA MARAVILHAS AO SEU REDOR.

Josué 3:5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins