Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

A Vida ou A Morte (Lucas 23:42)

Jesus foi crucificado entre dois criminosos, e segundo um deles, eles mereciam aquele castigo.
 
Lucas 23:32 E também eram levados outros dois, que eram malfeitores, para serem executados com Jesus. 33 Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à sua direita, outro à sua esquerda.

Por que Deus escolheu que Jesus fosse crucificado no meio de dois criminosos aos invés de ser crucificado, por exemplo, no meio de dois apóstolos?

A resposta é simples: Aqueles dois criminosos e as suas atitudes na cruz, representam, nada mais do que nós, as nossas atitudes e as nossas decisões.

Lucas 23:39 Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra Jesus, dizendo: — Você não é o Cristo? Salve a si mesmo e a nós também.

Lucas 23:40 Porém o outro malfeitor o repreendeu, dizendo: — Você nem ao menos teme a Deus, estando sob igual sentença?

Todos nós estávamos condenados à morte pelos nossos pecados e éramos merecedores da sentença de maldição e de morte de Deus.

Todos os dias nós temos a oportunidade de:

• Nos arrepender dos nossos pecados, reconhecermos Jesus como aquele, que inocente deu a sua vida por nós, para que a nossa sentença de morte fosse cancelada, para recebermos a salvação e vida eterna ao lado de Deus.

• Ou de rejeitarmos o sacrifício de Jesus, blasfemando contra Deus, com palavras ou atitudes, então haverá a separação definitiva de Deus e a condenação à morte será cumprida.

A Bíblia diz que: Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

A Bíblia também diz: 1 João 3:8 ...Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Jesus disse: João 5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

Um dos criminosos que foi crucificado com Jesus escolheu permanecer no pecado, não reconheceu os seus erros e consequentemente não se arrependeu.

Esse criminoso escarneceu de Jesus e tentou Jesus, pedindo a salvação independente da sua fé e do seu arrependimento, somente para que Jesus mostrasse o seu poder.

O outro criminoso, ao contrário, mostrou:

• Temor de Deus.
Lucas 23:40 ... Você nem ao menos teme a Deus ...

• Reconheceu os seus erros e demonstrou arrependimento.
Lucas 23:41 A nossa punição é justa, porque estamos recebendo o castigo que os nossos atos merecem; mas este não fez mal nenhum.

• Reconheceu a santidade e a soberania de Jesus.
Lucas 23:41-42 ...  mas este não fez mal nenhum. E acrescentou: — Jesus, lembre-se de mim quando você vier no seu Reino.

A resposta de Jesus foi imediata, o criminoso arrependido recebeu a promessa da salvação para aquele mesmo dia.
Lucas 23:43 Jesus lhe respondeu: — Em verdade lhe digo que hoje você estará comigo no paraíso.

As atitudes que levam a salvação permanecem as mesmas, pois Deus não muda.

Hebreus 13:8 Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.

E ESSAS ATITUDES SÃO:

• O arrependimento da prática do pecado.

• Parar de pecar.

• Ser fiel a Deus.

• Crer que Jesus Cristo é o filho de Deus e que Ele deu a sua vida por nós e que somente Ele tem o poder para salvar.

Pratique essas atitudes por fé e amor a Deus e você será SALVO.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins