Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Deus Cuida de Você! (Atos dos Apóstolos 2:1-11)

Há alguns dias, logo após o culto, ainda na igreja, eu conversava com alguns irmãos sobre os cuidados de Deus nas nossas vidas e eu me lembrei da passagem em que Pedro estava encarcerado e de como Deus se manifestou a ele:

Atos dos Apóstolos 12:
1 Por aquele tempo, o rei Herodes mandou prender alguns da igreja para os maltratar.
2 Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
3 Vendo que isto agradava aos judeus, prosseguiu, mandando prender também Pedro. E eram os dias dos pães sem fermento.
4 Depois de prendê-lo, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem. A intenção de Herodes era apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
5 E assim Pedro estava guardado na prisão; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
6 Na noite anterior ao dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes. Sentinelas, junto à porta, guardavam a prisão.
7 Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão. O anjo tocou no lado de Pedro e o despertou, dizendo: — Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele.
8 E o anjo continuou: — Coloque o cinto e calce as sandálias. E ele assim o fez. O anjo lhe disse mais: — Ponha a capa e siga-me.
9 Então, saindo, Pedro o seguia, não sabendo que era real o que estava sendo feito pelo anjo; ele pensava que era uma visão.
10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se afastou dele.
11 Então Pedro, caindo em si, disse: — Agora sei que, de fato, o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judeu.

No versículo 5, vemos algo que foi essencial para que a providência de Deus acontecesse a Pedro: A ORAÇÃO INCESSANTE DA IGREJA.

Atos dos Apóstolos 12:5 ... mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.

Deus então, se manifestou a Pedro de forma maravilhosa e sobrenatural, através de um anjo, e Pedro não conseguia entender o que estava acontecendo, pois ele ficou meio que extasiado naquele momento, ao ponto do anjo de Deus ter que instruí-lo em coisas tão básicas, como: levante-se, coloque o cinto, calce as sandálias, ponha a capa, siga-me. (Atos dos Apóstolos 12:7-8).

E Pedro não sabia se o que estava acontecendo era real ou não.

Atos dos Apóstolos 12:9 Então, saindo, Pedro o seguia, não sabendo que era real o que estava sendo feito pelo anjo; ele pensava que era uma visão.

Mas Pedro, após ter sido libertado da prisão, pode dizer:

Atos dos Apóstolos 12:11 Então Pedro, caindo em si, disse: — Agora sei que, de fato, o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judeu.

Como é bom saber, que quando é necessário, Deus nos orienta nos mínimos detalhes, para alcançarmos as suas bênçãos, mesmo que as vezes não estejamos entendendo o que está acontecendo.

Então, nos momentos de lutas, sempre obedeça a Deus, mesmo parecendo ser algo irreal, pois nem sempre você compreenderá os caminhos que Deus usa para te abençoar.

Lembre-se que Deus sempre honrará as suas atitudes de fidelidade e então, uma vez abençoado, você entenderá que as suas atitudes de fé, por mais difíceis que tenham sido praticá-las, na verdade, era o SENHOR CUIDANDO DE VOCÊ E TE MOTIVANDO, MESMO SEM VOCÊ ENTENDER.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins