Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Lugar Santíssimo (Êxodo 26)

No deserto, logo após a libertação do povo de Israel do Egito, Deus deu instruções para Moisés construir um Tabernáculo para Deus:

Êxodo 26:
30 Faça o tabernáculo segundo o modelo que foi mostrado a você no monte.
31 Faça também um véu de pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido; faça-o com querubins, obra de artista.
32 Pendure esse véu em quatro colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro; os seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
33 Pendure o véu debaixo dos colchetes e leve para lá a arca do testemunho, para dentro do véu; o véu fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.

Tabernáculo

Deus nas instruções que Ele deu a Moisés detalhou tudo: As medidas, as divisões, os materiais, os utensílios e as finalidades de alguns materiais e utensílios.

O grande objetivo da construção do Tabernáculo de Deus era que o homem, através de determinadas atitudes, se tornasse digno da presença de Deus.

Então, quando o homem levava um animal (normalmente um cordeiro) para o sacerdote sacrificar no altar do Tabernáculo, na verdade ele estava:

1. Pedindo perdão a Deus pelos seus pecados.
2. Praticando adoração e louvor a Deus.
3. Demonstrando a sua fraqueza e a sua dependência de Deus.
4. Demonstrando a sua submissão e a sua obediência a Deus.

As divisões do Tabernáculo tinham simbolismos tremendamente importantes para todo o povo de Deus, inclusive para nós, nos dias de hoje:

O PORTÃO:
Deus mantem uma porta aberta, para que todo aquele que desejar entrar e receber o perdão dos seus pecados, através do arrependimento e entrega da sua vida a Jesus.

O ÁTRIO OU PÁTIO:
Lugar onde acontece a reconciliação do homem com Deus, após declaração pública do desejo de receber o sacrifício do Cordeiro de Deus sobre a sua vida e de se arrepender dos seus pecados.

O LUGAR SANTO:
Lugar de adoração e louvor, onde você se apresenta diante de Deus para declarar quão importante Ele é para você e onde você apresenta o seu desejo de agradá-lo e de obedecê-lo.

O VÉU:
Significa a separação entre homem e Deus por causa do pecado, tanto é, que somente o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano além do véu (no lugar Santíssimo) e somente após ele praticar rituais de purificação especificados por Deus, senão ele morreria.

Jesus rasgou o véu que fazia separação entre o homem e Deus, pois através de Jesus temos a purificação dos nossos pecados e todos aqueles que o aceitaram como o seu Senhor e Salvador e se arrependerem dos seus pecados, têm o direito de entrar no Lugar Santíssimo (Santo dos Santos).

Marcos 15:37-38 Mas Jesus, dando um forte grito, expirou. E o véu do santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo.

O LUGAR SANTÍSSIMO (SANTO DOS SANTOS):
Lugar de comunhão entre o homem e Deus, onde sentimos e ouvimos a voz de Deus.

Neste lugar somente podem estar aqueles que consagraram as suas vidas a Jesus e mantêm uma vida de santificação, pois o LUGAR CONTINUA SENDO SANTÍSSIMO.

A grande diferença da época de Moisés para a nossa época é JESUS, que rasgou o véu e permitiu a nossa entrada no Lugar Santíssimo todos os dias.

Agora não somente o sumo sacerdote, uma vez por ano, mas nós podemos entrar na presença de Deus todos os dias, a todo momento.

Mas como nós dissemos, O LUGAR CONTINUA SANTÍSSIMO e você não vai se encontrar Deus e ouvir a sua voz, se as suas atitudes ainda forem pecaminosas.

Não adianta tentar entrar no Lugar Santíssimo, sem antes entrar no Lugar Santo, que é O LUGAR DE ADORAÇÃO E LOUVOR, DE CULTO.

João 4:23-24 Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Portanto, SE VOCÊ QUER OUVIR A VOZ DE DEUS, pare de pecar, entregue verdadeiramente a sua vida a Jesus, santifique-se, adore, louve e cultue a Deus e então, você sentirá a presença de Deus na sua vida mais forte do que a luz do sol.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins