Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

ESTUDOS BÍBLICOS

A Unção com Óleo (Êxodo; 1 Samuel; Isaías; Tiago)

Encontramos diversos relatos na Bíblia a respeito da unção com óleo e como existe muita “especulação” a respeito dessa ordenança Bíblica, eu gostaria de esclarecer  biblicamente, quando se deve ungir alguém ou algum objeto.

O ato de ungir com óleo simboliza a CONSAGRAÇÃO ou a SANTIFICAÇÃO A DEUS.

Quando ungimos alguém ou algum objeto, na verdade o estamos consagrando a Deus.

Quando consagramos algo a Deus, Deus começa a cuidar daquilo que foi consagrado.

Na consagração é dada autoridade ao Espírito Santo para agir e para envolver aquela pessoa com o seu poder.

LEMBRANDO QUE SOMENTE PODEMOS CONSAGRAR A DEUS AQUILO QUE ESTÁ SOB A NOSSA AUTORIDADE.

NÃO TEM SENTIDO ESPIRITUAL VOCÊ CONSAGRAR A DEUS  AQUILO QUE NÃO TE PERTENCE OU AQUILO QUE VOCÊ NÃO TEM OU NÃO RECEBEU AUTORIDADE.

Encontramos na Bíblia pelo menos cinco exemplos onde Deus ordena ou orienta a unção:

1 - UNÇÃO PARA CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES:

Deus ordenou a Moisés que ungisse a Arão e os seus filhos (sacerdócio perpétuo), antes que eles começassem a trabalhar como sacerdotes.

Êxodo 29:21 Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da unção, e o espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, também seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele.

2 - UNÇÃO PARA CONSAGRAÇÃO DOS REIS:

Deus ordenou a Samuel que ungisse como reis Saul e Davi para que o Espírito Santo pudesse agir na vida deles:

1 Samuel 9:16-17 Amanhã a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por príncipe sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo das mãos dos filisteus; porque atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim. Quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe disse: Eis o homem de quem eu já te falara. Este dominará sobre o meu povo.

1 Samuel 10:1 Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lhe derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?

1 Samuel 16:1 ... Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei.

1 Samuel 16:13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

Zadoque ungiu a Salomão como rei:

1 Reis 1:39 E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!

3 - UNÇÃO PARA CURAR OS ENFERMOS:

Deus orientou que os doentes fossem ungidos para que houvesse a cura e libertação:

Tiago 5:14-15 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Notem que Tiago diz que a ORAÇÃO DA FÉ CURARÁ O DOENTE. A unção representa mais uma vez a CONSAGRAÇÃO A DEUS do doente, ANTES DA CURA.

Marcos 6:13 expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.

4 - UNÇÃO DE OBJETOS:

Deus ordenou Moisés que ungisse os utensílios do templo e também as vestes sacerdotais de Arão, para separá-los e consagrá-los a Deus:

Êxodo 40:9-11 E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo. Ungirás também o altar do holocausto e todos os seus utensílios e consagrarás o altar; e o altar se tornará santíssimo. Então, ungirás a bacia e o seu suporte e a consagrarás.

Discirna e compreenda que quando uma pessoa consagra um objeto a Deus, espiritualmente, ela está dizendo que aquele objeto pertence a Deus, e como tudo  que pertence a Deus é santo, esse objeto não deve ser usado como parte integrante da prática do pecado ou para o pecado.
 
Por exemplo, se alguém consagra a sua casa a Deus, lá não pode haver a prática recorrente do pecado, como bebedices, brigas, xingamentos, festas mundanas, vícios, entre outras coisas.

5 - UNÇÃO PARA LIBERTAÇÃO:

A unção de Deus, a presença do Espírito de Deus, despedaça toda a força do diabo.

Isaías 10:27 E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.

Mas, não se esqueça que é  o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado e não o óleo.

1 João 1:7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

A libertação plena de qualquer pessoa vem pela consagração das suas vidas a Deus, vivendo uma vida de santidade e de fidelidade a Deus.

Todo aquele que é consagrado a Deus tem sobre si o poder da Palavra libertadora de Deus e o poder do Filho de Deus.

João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

TENHA SEMPRE MUITO CUIDADO E CAUTELA ANTES DE UNGIR ALGUÉM,  pois, quando uma pessoa é ungida com óleo, ela está sendo consagrada a Deus e caso essa pessoa tenha problemas espirituais,  esse ato DEVE SER  FEITO COM EXTREMA CAUTELA E SOMENTE COM O DIRECIONAMENTO DO ESPÍRITO SANTO, para que haja uma verdadeira libertação e não seja somente um ato ritualístico que não levará a lugar nenhum, antes trará  mais sofrimento e dor.

Mateus 12:43-45 Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.

Se alguém praticar a unção com óleo em situações que não se enquadrem nos cinco motivos acima, provavelmente, essa pessoa estará cometendo blasfêmia contra Deus.

Pastor Val Martins