Se Deus te pedisse uma prova de fé e de amor a Ele, qual seria a sua resposta?
Seja qual for a sua resposta, não pense que você conseguirá provar a sua fé e o seu amor a Deus nas atitudes simples e fáceis de serem executadas.
A verdadeira prova da nossa fé e do nosso amor a Deus são demonstradas com atitudes que são difíceis de serem tomadas, que vão contra quaisquer raciocínios lógicos e que valorizam Deus acima de tudo.
Certa vez, Deus pediu uma prova de fé a Abraão, pedindo a ele que o seu único filho, Isaque, fosse dado em sacrifício a Ele.
Gênesis 22:1-2 Depois dessas coisas, Deus pôs Abraão à prova e lhe disse: — Abraão! Este lhe respondeu: — Eis-me aqui! Deus continuou: — Pegue o seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá à terra de Moriá. Ali, ofereça-o em holocausto, sobre um dos montes, que eu lhe mostrar.
QUAL FOI A ATITUDE DE ABRAÃO?
Abraão obedeceu imediatamente a Deus. Ele preparou os seus servos e Isaque e começaram a viagem até o Monte Moriá, onde Isaque seria sacrificado.
Gênesis 22:3-4 Na manhã seguinte, Abraão levantou-se de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, levou consigo dois dos seus servos e Isaque, seu filho. Rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia, Abraão ergueu os olhos e viu o lugar de longe.
QUAL SERIA A SUA ATITUDE NUMA SITUAÇÃO PARECIDA?
Qual seria a sua atitude, se Deus te pedisse algo muito difícil? Algo que faria você perder aquilo que você mais ama, fora Deus, é evidente.
Alguns podem estar dizendo: “Agora o pastor me pegou”, mas a sua resposta DEVERIA SER A MESMA RESPOSTA DE ABRAÃO, simplesmente OBEDECER.
Abraão acreditava nas promessas de Deus, quando Deus disse a ele:
Gênesis 17:19 Deus lhe respondeu: — Na verdade, Sara, a sua mulher, lhe dará um filho, e você o chamará de Isaque. Estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência.
Abraão sabia que as promessas de Deus jamais deixariam de se cumprir, portanto, ele sabia que Deus o estava provando e que Deus não permitiria que Isaque não fizesse parte da aliança de Deus com ele.
A fé de Abraão era tanta que ele disse aos seus servos em Gênesis 22:5: Adoraremos e VOLTAREMOS (no plural), ou seja, Eu e Isaque voltaremos.
Gênesis 22:5 Então disse aos servos: — Esperem aqui com o jumento. Eu e o rapaz iremos até lá e, depois de termos adorado, voltaremos para junto de vocês.
Quando Isaque perguntou a Abraão, onde estava o cordeiro para o sacrifício, Abraão respondeu:
Gênesis 22:8 Abraão respondeu: — Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois seguiam juntos.
E aconteceu exatamente como Abraão previu, Deus não deixou que Isaque fosse sacrificado, antes preparou um cordeiro para o holocausto.
Gênesis 22:10-14 E, estendendo a mão, pegou a faca para sacrificar o seu filho. Mas do céu o Anjo do SENHOR o chamou: — Abraão! Abraão! Ele respondeu: — Eis-me aqui! Então lhe disse: — Não estenda a mão sobre o menino e não faça nada a ele, pois agora sei que você teme a Deus, porque não me negou o seu filho, o seu único filho. Abraão ergueu os olhos e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Abraão pegou o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E Abraão deu àquele lugar o nome de O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até o dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
Com certeza Deus já te provou alguma vez e te provará diversas outras vezes na sua vida, e eu sempre digo, que Deus nos prova para que nós conheçamos a nossa verdadeira fé e o nosso verdadeiro amor por Ele, pois Deus sempre sabe qual será a nossa atitude na provação.
Deus quer nos abençoar, mas as nossas atitudes, algumas vezes, impedem que isso aconteça.
Como Deus é justo, são as nossas atitudes de fé e de amor em relação a Ele que vão determinar o quanto nós seremos abençoados.
Deus quer encontrar em nós verdadeiros adoradores, que o adoram em Espírito e em verdade, que vencem o mundo, que vencem o pecado, por amor a Ele e que não colocam empecilhos para o servir e para o obedecer.
1 João 5:3-5 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de guardar. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Um abraço. Deus te abençoe.
Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.
Pastor Val Martins