Deus na sua infinita sabedoria, conhece a profundidade do coração do homem e trata cada um de forma pessoal, de acordo com a sua maturidade, sua personalidade e fé.
O apóstolo Paulo é um grande exemplo disso, pois ele viveu experiências incríveis com Deus, recebeu revelações profundas, nunca antes reveladas ao homem, foi direcionado e cuidado por Deus como poucos e foi usado por Deus para “doutrinar” a igreja.
2 Coríntios 12:
2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até o terceiro céu. Se isso foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.
3 E sei que esse homem — se no corpo ou sem o corpo, não sei; Deus o sabe —
4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras indizíveis, que homem nenhum tem permissão para repetir.
Apesar de todas essas experiências e comunhão com Deus, Paulo era homem como nós, ele tinha fome, tinha sede, se cansava, sentia tristeza, tinha decepções e muitas vezes lutava contra essas necessidades e sentimentos, para vencê-los, como deve a atitude de qualquer cristão.
2 Coríntios 11:
23 São ministros de Cristo? Falando como se estivesse fora de mim, afirmo que sou ainda mais: em trabalhos, muito mais; em prisões, muito mais; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.
24 Cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um.
25 Três vezes fui açoitado com varas. Uma vez fui apedrejado. Três vezes naufraguei. Fiquei uma noite e um dia boiando em alto mar.
26 Em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de assaltantes, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;
27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.
28 Além das coisas exteriores, ainda pesa sobre mim diariamente a preocupação com todas as igrejas.
Paulo era homem de extrema autossuficiência, corajoso, e quando recebia uma missão de Jesus, ia adiante, não se importando com as dificuldades, Paulo sempre avançava.
A personalidade de Paulo, mais a sua fé, mais o poder de Deus na sua vida poderiam gerar uma exaltação pessoal e essa possibilidade foi tratada por Deus de forma contundente, dando a Paulo um “ESPINHO NA CARNE”.
2 Coríntios 12:7 E, para que eu não ficasse orgulhoso com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte.
Existe muita especulação no meio cristão sobre o que seria esse “ESPINHO NA CARNE”, uns acreditam que fosse uma doença incurável, outros um problema físico e até mesmo um problema nos olhos (visão), baseado no texto abaixo:
Gálatas 4:
13 E vocês sabem que eu lhes preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física.
14 E, por mais que a minha enfermidade na carne lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo nem desgosto. Pelo contrário, me receberam como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.
15 O que aconteceu com a felicidade que vocês tinham? Porque posso dar testemunho de que, se fosse possível, vocês teriam arrancado os próprios olhos para me dar!
Paulo orou três vezes a Deus para que houvesse a cura, mas Deus se negou a curá-lo, dizendo que o poder dele se aperfeiçoa na fraqueza do homem.
2 Coríntios 12:
8 Três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
9 Então ele me disse: A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
Portanto, nas suas lutas, problemas ou fraquezas, entenda que existe sempre um propósito de Deus e o propósito de Deus jamais será que você seja prejudicado, antes Ele deseja que você seja aperfeiçoado pelo seu poder e que você se torne uma pessoa FORTE NA SUA FRAQUEZA, passando por cima dela, vencendo as dificuldades e vivendo a glória de Deus, sempre.
2 Coríntios 12:10 Por isso, sinto prazer nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte.
Deus te abençoe.
Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria e esperança.
Pastor Val Martins