Certo dia conversando com um irmão em Cristo, nós falávamos de como tem aumentado os escândalos no meio evangélico, então ele comentou da dificuldade que é motivar ou reevangelizar pessoas que vivenciaram de perto algum desses escândalos.
Sabemos que o motivo principal dessa dificuldade em reevangelizar essas pessoas é que essas pessoas acreditavam nos homens que dirigiam suas as igrejas e os tinham como exemplos a serem seguidos, portanto se frustraram grandemente e se desmotivaram de forma terrível.
Durante a conversa, eu me lembrei que eu conheço algumas pessoas que alguns anos atrás vivenciaram situações escandalizadoras, e até hoje essas pessoas não conseguiram superar as suas decepções e são fracas na fé.
Talvez você esteja falando consigo mesmo agora: "É que essas pessoas não deveriam ter colocado a sua fé no homem". E talvez você tenha se lembrado do versículo Bíblico:
Jeremias 17:5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Se você pensa dessa forma, você não está errado até certo ponto, pois jamais devemos colocar a nossa fé no homem, pois como a própria Palavra de Deus nos orienta, a nossa fé dever estar no Senhor que criou o céu e a terra.
Salmos 124:8 O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e da terra.
Mas, você tem que entender que algumas dessas pessoas podem ser são novas na fé e ainda estão aprendendo a ter uma vida com Deus, portanto tudo ainda é muito novo para elas ou são pessoas imaturas espiritualmente, que embora sejam antigas na sua conversão, estão completamente equivocadas na sua fé.
Algumas pessoas podem estar vivendo o primeiro amor do evangelho, quando entenderam que Deus é um Deus presente, que está no meio de nós e que podemos ter grandes experiências com Ele e com o seu Espírito, mas por serem ainda neófitos, não têm o entendimento necessário para discernirem os fatos de forma espiritual.
É terrível, mas para algumas dessas pessoas é como que se "o chão lhes tivesse sido tirado" e podem estar se questionando:
E agora para onde eu vou?
Em quem eu vou acreditar?
Se eu não posso confiar nos pastores, então em quem eu posso confiar?
O que eu devo fazer agora?
Saiba que realmente não é fácil vivenciar situações como essas e lembre-se que Jesus profetizou nos evangelhos esses acontecimentos:
Mateus 24:10-12 Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.
Infelizmente o que Jesus profetizou em Mateus 24 está acontecendo nos nossos dias e já faz tempo, mas devemos olhar para Deus e entender que nele estão todas as nossas esperanças e que Ele jamais deixará de cumprir a sua Palavra. ELE NÃO FALHA.
Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?
Se você é um desses que está frustrado com as diversas situações escandalizadoras nas igrejas, não desanime, não deixe de ir em uma igreja, busque em oração a orientação necessária de Deus, pois com certeza Deus não te deixará errar.
Medite diariamente na Palavra de Deus, pois ela te fortalecerá, se apegue mais ao Senhor, entendendo que o homem pode errar, mas Deus não erra.
O homem pode ser uma mentira, mas DEUS E A SUA PALAVRA SERÃO SEMPRE A VERDADE, de forma inequívoca. ACREDITE!
Um abraço. Deus te abençoe.
Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.
Pastor Val Martins