Certa vez eu assisti uma palestra ministrada pelo já falecido pastor bahamiano Myles Monroe, onde ele disse uma frase triste, mas verdadeira: “A reunião de oração é a reunião mais importante da igreja e a reunião menos frequentada”.
Naquele mesmo instante eu me lembrei que muitas vezes eu me questionei qual seria o motivo das pessoas NÃO GOSTAREM DE ORAR E DE DESPREZAREM TANTO A ORAÇÃO.
Durante essas reflexões eu me lembrei deste versículo:
Jeremias 2:32 Por acaso, uma virgem se esquece dos seus enfeites? Ou uma noiva se esquece do seu véu? Mas o meu povo se esqueceu de mim por dias sem fim.
Então eu pensei:
• Talvez seja porque as pessoas não têm fé e acham que as suas orações pouco importam para os resultados das suas causas.
• Talvez seja porque as pessoas não têm paciência de falar com Deus, de ouvir a sua voz e de aguardar as coisas acontecerem.
• Talvez seja porque as pessoas têm muitos afazeres e acham que orar é perda de tempo.
• Talvez seja porque as pessoas não acreditam que as suas orações são eficazes, portanto, não oram e acabam terceirizando as suas orações, para o pastor ou para os obreiros da igreja.
• Talvez seja porque as pessoas têm preguiça espiritual e acham que Deus as abençoará de qualquer jeito.
• Talvez seja porque as pessoas não gostam de falar com Deus e não gostam de adorá-lo.
• Talvez seja porque as pessoas não sentem necessidade de se apresentarem diante de Deus todos os dias para agradecer e sentir a presença dele.
• Talvez seja porque as pessoas não amam verdadeiramente a Deus e acham que não precisam dele.
Mas na verdade pouco importa quais são os motivos que levam as pessoas a não orarem, simplesmente porque nenhum motivo justifica tal atitude, pois todos eles, de forma isolada ou não, levam ao enfraquecimento espiritual, a frieza espiritual, tornando as pessoas alvos fáceis das ciladas e obras de satanás.
A falta de oração gera o distanciamento de Deus, gera a falta de fé.
Imagine uma esposa que não conversa com o seu esposo, com certeza o relacionamento do casal será absurdo, onde um não conhecerá o outro, mesmo que de forma superficial.
Jesus orava muito quando esteve entre nós como homem e deixou claro, em muitos versículos da Bíblia, da necessidade de ORARMOS SEMPRE, SEM CESSAR.
Filipenses 4:6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
1 Tessalonicenses 5:17 Orai sem cessar.
Lucas 18:1 Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.
Romanos 12:12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.
Efésios 6:18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.
Colossenses 4:2 Perseverai na oração, velando nela com ações de graças.
Por isso, eu recomendo a você, comece a lutar contra a preguiça, ou contra os sentimentos que fazem com que você não ore.
Ore com entendimento, prestando atenção nas suas palavras, não falando algo e pensando em outra coisa que não tem nada a ver com a suas palavras.
Lembre-se, A ORAÇÃO É UMA CONVERSA COM DEUS E NÃO UMA REZA.
Os momentos de oração, na presença de Deus, edificarão a sua vida e te ajudarão a vencer as suas lutas, pois a sua fé será aumentada e a presença do Espírito Santo se manifestará em você.
Um abraço. Deus te abençoe.
Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.
Pastor Val Martins