Eu creio que a maioria das pessoas conhece as consequências que o pecado gera, que são: a OPRESSÃO, a MALDIÇÃO, o SOFRIMENTO, as DIFICULDADES EXTREMAS, a SEPARAÇÃO DE DEUS, a MORTE.
Gênesis 3:
16 E à mulher ele disse: — Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos. O seu desejo será para o seu marido, e ele a governará.
17 E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida.
18 Ela produzirá também espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva do campo.
19 No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, pois dela você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará.
Gênesis 3:
23 Por isso o SENHOR Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado.
24 E, depois de lançar fora o homem, Deus colocou querubins a leste do jardim do Éden e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, para guardar o caminho da árvore da vida.
Por causa do pecado, o homem rejeitou ser a imagem e a semelhança de Deus, rejeitou ser uma criatura ESPIRITUAL e se tornou uma criatura CARNAL, com tendências pecaminosas e quando isso aconteceu, o homem perdeu a essência da criação de Deus, que é a imortalidade, e perdeu o próprio Deus, simplesmente porque o homem o rejeitou.
Gênesis 1:26 E Deus disse: — Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...
João 4:24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Por causa dessa rejeição a Deus, o homem se tornou escravo do pecado e passou a viver segundo o príncipe deste século, que é satanás, e foi condenado ao sofrimento e a morte eterna.
O salário do pecado é a morte, portanto, aqueles que pecam estão condenados à morte.
1 João 3:8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio...
Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Mas os planos de Deus jamais poderão ser frustrados ou impedidos, conforme a Bíblia diz:
Jó 42:2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Por isso Jesus morreu na cruz, para que a sentença de morte fosse revogada por Deus, e no sacrifício de Jesus, a maldição fosse anulada e para que os planos de Deus para o homem se cumprissem na sua plenitude e o homem pudesse ser religado a Deus.
Jesus veio ao mundo para tivéssemos vida em abundância e para que todo o jugo maldito de satanás fosse eliminado das nossas vidas.
1 João 3:8 ... Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
Deus quando expulsou Adão e Eva da sua presença no Jardim do Éden, profetizou a vinda de Jesus como homem, prometendo que Ele pisaria na cabeça da serpente.
Gênesis 3:15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.
A promessa se cumpriu com a vinda, morte e ressureição de Jesus, e como consequência disso, Jesus pagou a dívida do pecado do homem, que era a morte, perdoando os nossos pecados.
Colossenses 2:
13 E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados.
14 Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz.
15 E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.
Todas as vezes que o homem peca, ele despreza o sacrifício de Jesus na cruz, e quem assim o faz, despreza a obra redentora e a vida eterna e o próprio Deus.
SEM JESUS O HOMEM É ESCRAVO DO PECADO E DO DIABO.
SEM JESUS O HOMEM É CONSIDERADO MALDITO POR DEUS, E ESTÁ CONDENADO À MORTE ETERNA.
João 8:
31 Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: — Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos,
32 conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
33 Eles responderam: — Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?
34 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que todo o que comete pecado é escravo do pecado.
35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, fica para sempre.
36 Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres.
NUNCA SE ESQUEÇA DISSO!
Deus te abençoe.
Um abraço. Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria e esperança.
Pastor Val Martins