Logo após povo de Israel ter saído do Egito e ter atravessado o Mar Vermelho, eles chegaram até as proximidades do Monte Sinai.
Então, Deus ordenou a Moisés que ele subisse no Monte para receber diversas orientações de Deus e lá Moisés permaneceu por quarenta dias e quarenta noites e de forma sobrenatural, ele não comeu pão, nem bebeu água.
Êxodo 24:12 Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.
Êxodo 24:18 E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.
Como o próprio Deus disse, no Monte Sinai, Moisés recebeu de Deus as orientações, as leis e as promessas e também recebeu as tábuas de pedra com os DEZ MANDAMENTOS, escritos pelo próprio dedo de Deus.
Deuteronômio 4:13 Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.
E Deus anunciou os dez mandamentos a Moisés da seguinte forma:
Êxodo 20:1-2 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
PRIMEIRO MANDAMENTO:
Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.
SEGUNDO MANDAMENTO:
Êxodo 20:4-6 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
TERCEIRO MANDAMENTO:
Êxodo 20:7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
QUARTO MANDAMENTO:
Êxodo 20:8-11 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
QUINTO MANDAMENTO:
Êxodo 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
SEXTO MANDAMENTO:
Êxodo 20:13 Não matarás.
SÉTIMO MANDAMENTO:
Êxodo 20:14 Não adulterarás.
OITAVO MANDAMENTO:
Êxodo 20:15 Não furtarás.
NONO MANDAMENTO:
Êxodo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
DÉCIMO MANDAMENTO:
Êxodo 20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Os Dez Mandamentos demonstram com clareza a vontade de Deus de sermos um povo que o ama, o adora, o honra e o respeita e que também honra e respeita ao seu próximo.
Certa vez, um escriba fez a seguinte pergunta a Jesus:
Marcos 12:28 E aproximando-se um dos escribas que os tinha ouvido disputar, sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E a resposta de Jesus foi:
Marcos 12:29-31 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Ou seja, a essência dos mandamentos de Deus é:
AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO.
VOCÊ TEM CUMPRIDO OS MANDAMENTOS DE DEUS?
Um abraço. Deus te abençoe.
Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.
Pastor Val Martins